viagem a istambul
maior cidade da turquia

Uma viagem a Istambul é sempre especial.

Mas se é a primeira vez o especial vira inesquecível. E se você conta com uma guia brasileira para mostrar alguns dos lugares da cidade, a experiência é completa. É uma das grandes cidades para quem quer fazer turismo pelo Velho Continente. E, o que é melhor, na Ásia ao mesmo tempo. Ela é, como você sabea cidade onde dois continentes se encontram: Ásia e Europa. Tudo isso está no vídeo acima, que tem como guia a brasileira Yeda Beraldo.

Galata Tower Istambul

Galata Tower Istambul

Viaje mais:

Descubra Budapeste, uma das mais belas cidades do Leste Europeu

Istambul – partindo da Galata Tower

O ponto de encontro, e partida, é a famosa Galata Tower, um dos cartões postais da cidade. A partir dali, Yeda conta um pouco da história que a levou a Istambul, enquanto mostra a cidade. Uma curiosidade a respeito da Torre Galata é que, segundo os turcos, foi de lá que o primeiro homem conseguiu voar. Seguindo os passos de Yeda, fomos para a Ponte Galata, uma das principais pontes da cidade.

viagem a Istambul

Rua de Istambul

Dois continentes em uma cidade

Dividida em duas partes, a inferior e superior, seguimos caminho, enquanto Yeda nos explicava a importância daquela região, denominada de Bósforo, onde fica o Chifre de Ouro. A movimentação de embarcações, já mostram o papel importante daquela área. Yeda aproveita para comentar sobre a divisão de Istambul em lados europeu e asiático e seus clichês.

Galata Bridge Istambul

Galata Bridge Istambul

Dicas para quem quer viver na Turquia

Sobre a ponte, o mais curioso é número de pescadores em pleno dia de chuva. Nesta passagem, Yeda também dá dicas para quem quer saber como funciona o visto de trabalho na Turquia. Bem, de lá, o nosso passeio seguiu, passando pelo metrô. Yeda nos conta, então, que Istambul tem a segunda linha de metrô mais antigo do mundo.

Istambul

Rua em Istambul

A principal avenida da cidade – Istiklal

Seguimos caminhando pela a Avenida Istiklal, a mais movimentada de istambul. É uma avenida que retrata as dimensões da maior cidade turca. Do ponto de vista das atrações turísticas, não é o que a cidade de tem melhor oferecer ao turista. Mas vale a pena para o lhar mais atento, que o turista que não está na cidade apenas para fazer fotos de movimentos.

istambul

Encontro de culturas na metrópole turca

Andar ao longo da Istiklal é uma bela oportunidade para conhecer mais de perto os moradores da cidade. Perceber as diferenças culturais, mas também as semelhanças. Esta é uma das características da capital turca: a capacidade de unir o ocidente e o oriente no mesmo espaçø.

É um ponto de encontro de culturas. Há muito o que ver também em seu entorno. Nos arredores da Istiklal, por exemplo, passamos por uma galeria de livros usados, paramos para um chocolate quente e mais uma boa conversa com Yeda.

Taksim Square Istambul

Taksim Square Istambul

O ponto de despedida desse nosso passeio por Istambul, não poderia ser diferente: a simbólica Praça Taksim, famosa por ter sido o centro dos grandes protestos liderados por estudantes, em 2013. É onde a gente se separou de Yeda, levando muita saudade desse dia chuvoso, mas especialmente inesquecível. Agora é a sua vez de fazer o mesmo roteiro, mas sem se molhar.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv