turismo europa – viagem a veneza
pontes, praças e canais

andando veneza

Para quem faz turismo na Europa, uma viagem a Veneza é algo único, inesquecível. Com inúmeras cidades turísticas, a Itália é um dos grandes destinos de viagem para o turista brasileiro.  Roma ou a região dos lagos, no norte do país, por exemplo, são convites irresistíveis para quem curte viajar. Mas nada se compara a uma viagem a esta cidade que é única,  uma obra-prima da arquitetura e da engenharia humana.

cidades para conhecer na itália - veneza

Veneza

Reserve um hotel em Veneza

Destino obrigatório para quem faz turismo na Europa

Entre os destinos turísticos europeus, Veneza está para a Itália, como Amsterdam está para a Holanda. Ela é especial sob qualquer ponto de vista: da arquitetura, da história, da cultura. Em Veneza, ainda há o toque especial de  romantismo que a gôndola acrescenta à cidade. Outra peculiaridade da cidade das águas, pontes e canais é que só existem duas maneiras de você se locomover na cidade: a pé ou de barco. E é um passeio a pee, perdendo-se entre suas ruas, ruelas e praças que você vai fazer, junto com Silvino Ferreira Jr., no vídeo acima.

conhecendo veneza

Gôndola – Veneza

Descubra mais:

Conheça Murano, a vizinha de Veneza

Viagem a Veneza – teste para os pés, colírio para os olhos

Veneza é um labirinto de ruas estreitas que convidam o turista à explorá-lo. Um lugar onde você não precisa se preocupar com mapas. O jogo é se perder e se achar. Aí é que está uma das grandes diversões de um passeio pela cidade. A pressa não pode ter lugar neste roteiro. Há muito o que apreciar. Cada olhar se depara com um cartão postal. Você pode fotografar de olhos fechados e deixar que ela faz o resto. Em cada esquina, deixe-se surpreender. 

passeio por veneza

Canal de Veneza

As ruas fazem a cidade ser extremamente aconchegante. Estreitas, parece que elas te abraçam. Feitas para o pedestre, quando se abrem é para levar o transeunte a uma das suas inúmeras pracinhas. Você sempre vai encontrar um café, onde pode sentar e apreciar o movimento da cidade. É um movimento lento. Você olha para os canais e o ritmo é o mesmo. Parece que cada embarcação, cada gôndola, se desloca como se dancasse uma valsa. Esse é o ritmo de Veneza. Bem diferente dos grandes centros turísticos europeus. Ali, a ordem é degustar cada momento no ritmo do movimento de uma gôndola.

conhecendo veneza

Aqui e ali uma vitrine para você admirar. Uma das grandes atrações são as tradicionais máscaras venezianas. Para quem curte arte, também vale a pena uma passagem pelo excelente Peggy Guggenheim Collection e pela Galeria Academia. Tudo isso vai adicionando os ingredientes que vão tornar a sua viagem a Veneza inesquecível.

lugares para conhecer em veneza

subúrbio de veneza

A periferia também é cartão postal – eixe-se perder

Mesmo nos pontos menos frequentados pelos turistas, Veneza fascina. Por isso vale a pena se afastar do fluxo dos turistas e ir mais para onde a cidade é dos locais. Você vai cruzar com o típico vienense, indo comprar o pão, cumprimentado o vizinho. E fique tranquilo: se você se perder nesse labirinto, tem sempre uma seta apontando para a praça de São Marco, o coração da cidade.

lugares para conhecer em veneza

Praça São Marco – Veneza

Você não precisa muito para começar essa viagem cheia de imagens inesquecíveis de uma das mais belas cidades europeias. Para fazer justiça, uma das mais belas do mundo. É apertar o play, encostar na poltrona e boa viagem. É como sonhar com os olhos abertos. Mas o melhor é saber que você pode sempre voltar e fazer o este roteiro quantas vezes quiser.