viagem a veneza
Uma viagem a Veneza é algo único, inesquecível. Com inúmeras cidades turísticas, a Itália é um dos grandes destinos de viagem para o turista brasileiro. Roma ou a região dos lagos, no norte do país, por exemplo, são convites irresistíveis para quem curte viajar. Mas nada se compara a uma viagem a esta cidade que é única, uma obra-prima da arquitetura e da engenharia humana.
Destino obrigatório para quem faz turismo na Europa
Entre os destinos turísticos europeus, Veneza está para a Itália, como Amsterdam está para a Holanda. Ela é especial sob qualquer ponto de vista: da arquitetura, da história, da cultura. Em Veneza, ainda há o toque especial de romantismo que a gôndola acrescenta à cidade. Outra peculiaridade da cidade das águas, pontes e canais é que só existem duas maneiras de você se locomover na cidade: a pé ou de barco. E é um passeio a pee, perdendo-se entre suas ruas, ruelas e praças que você vai fazer, junto com Silvino Ferreira Jr., no vídeo acima.
Descubra mais:
Conheça Murano, a vizinha de Veneza
Viagem a Veneza – teste para os pés, colírio para os olhos
Veneza é um labirinto de ruas estreitas que convidam o turista à explorá-lo. Um lugar onde você não precisa se preocupar com mapas. O jogo é se perder e se achar. Aí é que está uma das grandes diversões de um passeio pela cidade.
A pressa não pode ter lugar neste roteiro. Há muito o que apreciar. Cada olhar se depara com um cartão postal. Você pode fotografar de olhos fechados e deixar que ela faz o resto. Em cada esquina, deixe-se surpreender.
As ruas fazem a cidade ser extremamente aconchegante. Estreitas, parece que elas te abraçam. Feitas para o pedestre, quando se abrem é para levar o transeunte a uma das suas inúmeras pracinhas. Você sempre vai encontrar um café, onde pode sentar e apreciar o movimento da cidade.
É um movimento lento. Você olha para os canais e o ritmo é o mesmo. Parece que cada embarcação, cada gôndola, se desloca como se dancasse uma valsa. Esse é o ritmo de Veneza. Bem diferente dos grandes centros turísticos europeus. Ali, a ordem é degustar cada momento no ritmo do movimento de uma gôndola.
Aqui e ali uma vitrine para você admirar. Uma das grandes atrações são as tradicionais máscaras venezianas. Para quem curte arte, também vale a pena uma passagem pelo excelente Peggy Guggenheim Collection e pela Galeria Academia. Tudo isso vai adicionando os ingredientes que vão tornar a sua viagem a Veneza inesquecível.
A periferia também é cartão postal – eixe-se perder
Mesmo nos pontos menos frequentados pelos turistas, Veneza fascina. Por isso vale a pena se afastar do fluxo dos turistas e ir mais para onde a cidade é dos locais. Você vai cruzar com o típico vienense, indo comprar o pão, cumprimentado o vizinho. E fique tranquilo: se você se perder nesse labirinto, tem sempre uma seta apontando para a praça de São Marco, o coração da cidade.
Você não precisa muito para começar essa viagem cheia de imagens inesquecíveis de uma das mais belas cidades europeias. Para fazer justiça, uma das mais belas do mundo. É apertar o play, encostar na poltrona e boa viagem. É como sonhar com os olhos abertos. Mas o melhor é saber que você pode sempre voltar e fazer o este roteiro quantas vezes quiser.