turismo na alemanha
ilha dos museus berlim

você cercado de arte por todos os lados

Para os amantes da arte, visitar a Ilha dos Museus Berlim, é obrigação. Mas mesmo quem não tem a arte como prioridade durante uma viagem, pode deixar de visitar. Gostando ou não de museus, você deve conhecer. São cinco museus, um ao lado do outro. No mesmo espaço, também está a belíssima catedral berlinense. Tem área para lazer, música e instalações. É até difícil saber por onde começar.

Ilha dos Museus Berlim

Conheça mais da capital alemã:

Um passeio pelo grafite e arte de rua de Berlim

Ilha dos Museus Berlim – Arte por todos os lados

Como em uma ilha você está cercado de água por todos os lados, na Ilha dos Museus, você está cercado por arte e história. Afinal, a grande função de um museu é manter a história viva. Não importa a ordem que você vai escolher para visitá-los. Você mesmo pode estabelecer as prioridades. O nosso vídeo acima, apenas dá as pistas para você ganhar tempo. Em nosso caso, começamos pela Alte National Gallery. Em bom português, Antiga Galeria de Arte. Sua construção foi completada em 1876. Em seguida passamos para o Neues Museum, ou Novo Museu, que fica bem ao lado. O curioso é que a data de construção é de 1859. É, portanto, anterior ao da Alte National Gallery. Ganhou o nome porque o Neues Museum foi reconstruído depois da segunda guerra mundial. Ele abriga uma coleção de arte egípcia.

um passeio pela ilha dos museus em berlim

Ilha dos Museus

Hotéis em Berlim

Um museu de réplicas

O terceiro é o Museu Pergamon. Colado ao Neues, ele guarda uma coleção de réplicas de construções históricas. O nome, aliás, vem do Pergamon Altar, monumental construção grega edificada em um dos terraços da cidade de Pergamon. No final da Segunda Grande Guerra, o museu foi severamente danificado pelos bombardeios sofridos pela capital alemã. Assim como o museu, parte do seu acerto precisou passar por um processo de restauração. Finalizado em 1930, é o caçula dos 5 integrantes da Ilha.

Ilha dos Museus

Bode Museum Berlim

O bode

Em seguida, um pouco mais afastado, caminhamos até o Bode Museum. Tem um nome engraçado, não é mesmo? Pelo menos se a gente pronuncia em português. Com uma arquitetura imponente, impossível não percebê-lo. É uma das mais belas construções da cidade. Assim como o Pergamon, também é do século XX. O Bode Museum, entre outras coisas, tem em seu acervo uma rica coleção de arte bizantina.

catedral de berlim na ilha dos museus

Catedral de Berlim – Ilha dos Museus

O mais velho da turma

Depois de passar por uma pequena maquete que reproduz a Ilha dos Museus Berlim, chegamos ao Altes Museum Altes significa velho, antigo. O Museu, faz jus ao nome: é o mais antigo da turma. Foi completado em 1830. Ele abriga uma riquíssima coleção de antiguidades clássicas. Além de uma bela fachada e a imponência, tem uma vizinha muito ilustre: a Catedral de Berlim. É para você ficar boquiaberto com a arquitetura.

Ilha dos museus - Berlim

Altes Museum Berlim

Do lado de fora, muitos turistas e locais se unem para curtir o ambiente. Pode ser na companhia dos amigos, da família, namorado, namorada ou sozinho. Como se tudo isso fosse pouco, a gente ainda mostra uma instalação que estava acontecendo no dia da nossa visita. O tema é a destruição da diversidade promovida pelos nazistas durante os anos que antecederam a Segunda Grande Guerra. É isso: um passeio por uma bela ilha. Só que, como afirmamos acima, mais que água, ali você está cercado de arte e história por todos os lados. Aproveite.

© 2009 - 2016 - Canallondres.tv - Todos os direitos reservados /