ilha dos museus
berlim
Para os amantes da arte, visitar a Ilha dos Museus em Berlim, é obrigação. Mas mesmo quem não tem a arte como prioridade durante uma viagem, pode deixar de visitar. Gostando ou não de museus, você deve conhecer. São cinco museus, um ao lado do outro. No mesmo espaço, também está a belíssima catedral berlinense. Tem área para lazer, música e instalações. É até difícil saber por onde começar.
Conheça mais da capital alemã:
Um passeio pelo grafite e arte de rua de Berlim
Ilha dos Museus – Arte por todos os lados
Como em uma ilha você está cercado de água por todos os lados, na Ilha dos Museus, você está cercado por arte e história. Afinal, a grande função de um museu é manter a história viva. Não importa a ordem que você vai escolher para visitá-los. Você mesmo pode estabelecer as prioridades. O nosso vídeo acima, apenas dá as pistas para você ganhar tempo. Em nosso caso, começamos pela Alte National Gallery.
Em bom português, Antiga Galeria de Arte. Sua construção foi completada em 1876. Em seguida passamos para o Neues Museum, ou Novo Museu, que fica bem ao lado. O curioso é que a data de construção é de 1859. É, portanto, anterior ao da Alte National Gallery. Ganhou o nome porque o Neues Museum foi reconstruído depois da segunda guerra mundial. Ele abriga uma coleção de arte egípcia.

Ilha dos Museus
Um museu de réplicas na Ilha dos Museus
O terceiro é o Museu Pergamon. Colado ao Neues, ele guarda uma coleção de réplicas de construções históricas. O nome, aliás, vem do Pergamon Altar, monumental construção grega edificada em um dos terraços da cidade de Pergamon.
No final da Segunda Grande Guerra, o museu foi severamente danificado pelos bombardeios sofridos pela capital alemã. Assim como o museu, parte do seu acerto precisou passar por um processo de restauração. Finalizado em 1930, é o caçula dos 5 integrantes da Ilha.

Bode Museum
O Bode na Ilha
Em seguida, um pouco mais afastado, caminhamos até o Bode Museum. Tem um nome engraçado, não é mesmo? Pelo menos se a gente pronuncia em português. Com uma arquitetura imponente, impossível não percebê-lo. É uma das mais belas construções da cidade. Assim como o Pergamon, também é do século XX. O Bode Museum, entre outras coisas, tem em seu acervo uma rica coleção de arte bizantina.

Catedral de Berlim – Ilha dos Museus
O pioneiro da Ilha dos Museus
Depois de passar por uma pequena maquete que reproduz a Ilha dos Museus, chegamos ao Altes Museum. Altes significa velho, antigo. O Museu, faz jus ao nome: é o mais antigo da turma. Foi completado em 1830. Ele abriga uma riquíssima coleção de antiguidades clássicas. Além de uma bela fachada e a imponência, tem uma vizinha muito ilustre: a Catedral de Berlim. É para você ficar boquiaberto com a arquitetura.

Altes Museum
Nem só de museu vive a ilha
Do lado de fora, muitos turistas e locais se unem para curtir o ambiente. Pode ser na companhia dos amigos, da família, namorado, namorada ou sozinho. Como se tudo isso fosse pouco, a gente ainda mostra uma instalação que estava acontecendo no dia da nossa visita.
O tema é a destruição da diversidade promovida pelos nazistas durante os anos que antecederam a Segunda Grande Guerra. É isso: um passeio por uma bela ilha. Só que, como afirmamos acima, mais que água, ali você está cercado de arte e história por todos os lados. Aproveite.