turismo religioso na itália
sacro monte di varallo
Sacro Monte di Varallo não é um dos destinos favoritos de quem faz turismo religioso na Itália. Claro, o lugar favorito, e imbatível, é o Vaticano. Principalmente, porque Varallo não é tão conhecido.
Mas para quem quer ir um pouco além do óbvio, Varallo é uma grande opção. Para chegar lá, o melhor caminho é desembarcar em Milão, uma vez que Sacromonte fica a cerca de 60km da capital italiana da moda.
Descubra mais:
Um passeio pelo Vaticano com um padre brasileiro
A localização de Sacromonte, é privilegiadíssima: no topo de uma montanha, cercada por uma belíssima reserva ecológica e cheia de simbolismo religioso. Sacromonte fica na região do Val Sesia, Piemonte, norte da Itália, mais precisamente na cidade de Varallo. Para chegar até o topo da montanha, é para lá que você deve seguir. Varallo é uma cidade milenar que também vale a pena conhecer.
Casa da arte sacra e renascentista
Entre outras coisas, Varallo é berço de um dos grandes artistas renascentistas italianos, o multi-talentoso Gaudenzio Ferrari. Dali, é só embarcar no bondinho mais vertical de toda Europa, para chegar a Sacromonte. Atenção: no inverno, é pura neve.
Do seu topo, além de uma vista deslumbrante, você entrará em contato com um vasto acervo artístico, com temas religiosos e de valor inestimável. São 14 capelas com esculturas que contam a vida, morte e ressureição de Cristo.
Uma outra dica que fica aqui: de Varallo, vale a pena conhecer a região dos lagos, no norte da Itália. Numa viagem só, você vai conhecer dois lugares maravilhosos e que não estão nos roteiros europeus mais tradicionais. O bom é que aqui, nos vídeos turísticos do Canal Londres você pode conhecer os dois. Mesmo com neve e frio, é um pecado perder uma viagem como esta.