brasileiro na equipe de jamie oliver

Quando saiu do Brasil, há 24 anos atrás, Almir Santos, mais conhecido como Santos, não imaginava que um dia seria um brasileiro na equipe de Jamie Oliver. Na verdade, faz tanto tempo que o consagrado chef britânico ainda era um adolescente. O caminho foi longo, mas valeu a pena.  Nesta entrevista gravada no Fifteen, a escola-restaurante criada por Jamie Oliver ele conta a história.

fifteen

Saiba mais:

Luciana Berry a brasileira que foi semi-finalista do MasterChef da BBC

Crise e oportunidade

O Brasil passava por um momento delicado na sua economia.  Santos tinha apenas 27 anos e decidiu que era hora de sair do país. Veio para Londres pensando em estudar inglês e enriquecer o currículo. Começou por onde grande parte dos brasileiros imigrantes começam: a cozinha. Mas com uma diferença: o voo dele foi mais alto.

food day

Ele já trabalhava na cozinha do River Cafe, restaurante que é um divisor de águas na história da culinária britânica, quando Jamie Oliver chegou. Era o primeiro emprego do futuro patrão. Logo começou a nascer a amizade que, mais tarde, se transformaria em parceria. 2 anos depois de ter saído do River Cafe, Jamie Oliver o convidaria para dirigir o Programa de Aprendizes do Fifteen.

santos na cuica

Almir Santos

Mas ninguém melhor para contar que o próprio Santos. A gente pode garantir que você não vai se arrepender de ver ouvir o que ele tem a dizer. É uma história de um vencedor, que pode inspirar muita gente.

Food Revolution Day

Ele também aproveita para falar do Food Revolution Day. trata-se e um ambicioso e bem sucedido projeto de Jamie Oliver. Em 2105, o projeto alcançou mais de 120 países e teve a petição assinada por mais de um milhão de pessoas. Se você quiser, também pode fazer parte dessa corrente mundial, assinando a petição.

Basicamente, a ideia do Food Revolution Day é implantar a boa alimentação como parte do currículo escolar. Bem alimentada, a criança pode desenvolver, ao máximo, o seu potencial. Essa é a ideia central.

um brasileiro na equipe de jamie oliver

Samba e Brasil

Além de dividir um pouco da sua rica história de vida, Santos também mostra um outro lado bem brasileiro: a paixão pelo samba. Junto com outros brasileiros, ele faz parte do Só Quem É, grupo de samba que se apresenta semanalmente em Londres. A atmosfera é de uma autêntica roda de samba, o que ajuda a matar a saudade do Brasil.

Ele também deixa entrever a possibilidade de, se convocado, participar, no futuro da implantação do Projeto Fifteen no Brasil. Seria uma excelente maneira do nosso país ganhar com o que ele aprendeu depois de tantos anos de trabalho na capital londrina.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv