um brasileiro no mercado internacional da arte

O consultor de arte João Correia, viveu durante 12 anos em Londres. Dessa vez, ele veio passar um período de aprendizado na área em que, hoje, é um especialista: o mercado internacional da arte. Menos de um ano depois de voltar ao Brasil, ele retorna à cidade para participar de um evento muito especial, o Art Industry Forum, promovido pela Skate’s Art Market Research e pela Sotheby’s, uma das mais famosas casas de leilões de obras de arte do mundo.

palestra de joão correa

João Correa

Saiba mais:

Uma exposição traz a arte de Pernambuco a Londres

Confiança é moeda forte no mercado internacional da arte

O evento, que aconteceu no dia 10 de maio de 2013, no Goodenough College, teve como tema Trust and Transparency in the Art Market: Complement or Substitute (Verdade e Transparência no Mercado da Arte: Complemento ou Substituto?), e contou com a presença de especialistas em diversas áreas: acadêmicos, consultores, marchands, empresas de seguro e de research, entre outros.

João Correa no Canal Londres

João Correa

Europa, EUA e Brasil no mercado internacional da arte

Como sócio-diretor da Options SA, João foi convidado para oferecer aos participantes uma perspectiva sobre o mercado de arte no Brasil, para onde os olhos do mundo se voltaram mais recentemente. Mas a gente aproveitou a passagem dele, com quem já havíamos gravado um vídeo sobre o grafite nos dias de hoje, para explorar mais um pouco dos conhecimentos que ele possui neste universo.

vitrine da sothebys londres

Durante um passeio entre a estação de metrô de Bond Street e a Sotheby’s, ele falou da temporada de eventos do calendário de arte na Europa, a exemplo da Bienal de Veneza e a PINTA Art Fair, que ele incluiu no seu roteiro de viagem; abordou a situação do mercado de arte no Brasil.

palestra de joão correa em evento de arte

Em especial, ele estabeleceu paralelos com os mercados europeu e norte-americano, seu crescimento e perspectivas; e deixou dicas valiosas para artistas que têm interesse e sonham em projetar-se no competitivo mercado internacional da arte.

sothebys londres

Finalmente, ele fez uma pequena abordagem da participação dele no Art Industry Forum, sintetizando os conceitos de verdade e transparência e a importância dos mesmos para o mercado de arte nos dias atuais. Em resumo: foi uma conversa elucidativa e muito enriquecedora, abordando um tema que nem sempre é de fácil acesso aos não-iniciados. A gente espera que você, assim como a gente, aprenda com este vídeo.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv