canal londres tv online logo

siga-nos no facebook >

um convidado
muito especial
vigésimo oitavo dia

Chegamos ao dia 28 da nossa série ‘Um Dia de Cada Vez’, com a participação de um convidado muito especial: Gus Cid, brasileiro que mora em Malmö, sul da Suécia. Gus é casado com a sueca Josefin Åkesson, com quem tem uma filha, Frida Cid. No decorrer do nosso vídeo, enquanto os nossos confinados permanentes contam um pouco do seu dia 28, Gus fala de como estão as coisas na Suécia.

Logo na abertura, Gus já realça a grande diferença na política de isolamento social da Suécia quando comparada aos outros países afetados pelo Coronavírus: não há um confinamento obrigatório, mas sim uma quarentena voluntária, com exceção de lugares como cinemas. Isso porque está proibido aglomerações com mais de 50 pessoas. As escolas estão abertas, assim como bares e restaurantes.

Gus Cid

Gus Cid

De Recife a Malmö

Em Recife, Amaro Filho improvisou um chapéu de Chef com uma camisa do Santa Cruz, seu time do coração, e abre os serviços na cozinha cantando uma música que ele diz ter aprendido da mãe, que aprendeu do pai dela. Humor mais que garantido.

Amaro Filho

Amaro Filho

Enquanto isso em outra parte da cidade, da janela, Vitamina, ao lado de Maria Porto, ‘protesta’, com seus latidos, contra um carro de um vendedor ambulante que passa anunciando os seus produtos na rua. Uma clara evidência que há um relaxamento das pessoas em relação à ordem de ficar em casa.

Maria Porto

maria Porto e Vitamina

Em Londres, eu aproveitei a minha caminhada para mostrar como, pouco a pouco, fui desenvolvendo o meu jeito de evitar aproximação de pessoas num raio de 2 metros. Uma coisa que tenho feito muito é cruzar parques passando pelo gramado. Não há a famosa plaquinha ‘não pise na grama’ e o espaço garante o devido isolamento social a céu aberto.

Frida

Frida Cid

Voltando a Malmö, uma observação muito interessante de Gus é quanto ao ‘natural’ isolamento social que os suecos já praticam, principalmente no inverno. mais tarde, ele também dá um toque aos brasileiros que porventura queiram defender a política sueca para o Brasil. O país, por ter uma população menor, tem muito mais condições de monitorar a situação.

carne

De volta à cozinha de de Amaro, acabamos descobrindo o que ele vai preparar: uma guisado de carne de porco. O detalhe: é a primeira vez que o ‘Chef’ vai fazer este prato. Esperamos que tudo tenha corrido bem, em especial para a amiga Mônica Luíza, que deve ter sido a primeira a provar desse experimento. Na casa da família Alencar, problemas técnicos continuavam a dar dor de cabeça: primeiro a falta de luz do dia anterior e, agora, a instabilidade da Internet.

Renata Sucupira

Renata Sucupira

Pensa que esquecemos de Londrina? De forma alguma, é que, dessa vez, Renata Sucupira só deu o ar da graça no momento em que ela e o pai iniciavam uma sessão jogatina, regada a Vinho do Porte e baforadas tiradas do famoso charuto cubano, Cohiba.

Josefin Åkesson

Josefin Åkesson

Novamente em Malmö, você vai conhecer a família de Gus. Primeiro, Josefin Åkesson, bem no momento em que ela está preparando um prato que, pelo visual, estava delicioso. Em seguida, Frida, está tendo que, pacientemente, lidar com um problema que está afetando os alunos da escola onde ela estuda: piolhos. Ambas, filha e mãe, demonstram que sabem se comunicar também em bom português.

Malmo

Antes de fechar o nosso vídeo mais que especial, com uma volta de bike pelas ruas de Malmö, em um momento de pouquíssimo movimento, você ainda vai ter tempo para conhece o local de trabalho de Gus Cid. Ele é filmaker e como tal, filma, dirige, edita. Bom passeio.

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv
0
Would love your thoughts, please comment.x