alex souza
um deus brasileiro em istambul

O jogador Alex Souza virou um deus do futebol em Istambul. Esqueça Pelé, Romário, Ronaldo. Entre tantos craques brasileiros, em Istambul, se você quiser ser bem recebido como turista, mencione Alex Souza. Não sabe quem é? Não lembra dele? No Brasil, ele é mais conhecido por simplesmente Alex, meio-campista brasileiro, preterido por Luiz Felipe Scolari para a Copa do Mundo de 2002 e que, depois de atuar pelo Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro, Seleção Brasileira e o Fernerbahçe, da Turquia, se aposentou jogando em seu clube de origem, o Coritiba.

Estátua de Alex Souza em Istambul

Foto: Kenan Saatcioglu

Alex Souza – futebol acima das rivalidades

Para entender o que representa o nome de Alex em Istambul é preciso primeiro entender o que representa o futebol no coração dos fanáticos torcedores turcos, assim como a rivalidade que existe entre os dois grandes times de Istambul, Galatasaray e Fernerbahçe. Assim como a cidade, dividida em dois lados, o europeu e o asiático, o coração da grande maioria dos torcedores se divide entre estes dois times de futebol. O estádio do Galatasaray fica no lado europeu, enquanto que o do Fernerbahçe, fica no lado asiático. Na história do futebol turco, Alex alcançou um feito inédito: ser admirado dentro e fora do campo pelos torcedores dos dois grandes rivais.

Interior da Mesquita Azul em Istambul

Blue Mosque – Istambul

Entre 2004 e 2012, período em que atuou pelo Fernerbahçe, Alex participou de 245 jogos e anotou 136 gols. Alguns deles, autênticas obras-primas. Na campanha do título da temporada 2010 / 2011, foi o artilheiro do campeonato com 28 gols. Em 15 de maio de 2011 ele anotou 5 gols em um jogo contra o Ankaragúcú. Com tantas façanhas, em 2012, veio a consagração definitiva: Alex ganhou uma estátua na frente do estádio do Fernerbahçe.

Praça Taksim

Taksim Square – Istambul

Um jogador que quebra o gelo

Pronunciar o nome Alex Souza em Istambul tem efeito mágico. É sempre uma forma de quebrar o gelo e começar uma boa conversa com um local. Você vai um mercado, como o impressionante Grand Bazaar, com mais de 3 mil lojas, e o nome de Alex pode, por exemplo, ajudar você na hora de barganhar o preço daquela lembrança que você quer trazer na bagagem. Lembre-se: negociar é um dos esportes prediletos dos vendedores turcos. São muitos os vendedores que sabem português o suficiente para impressionar e conquistar o turista brasileiro. Na rua, no táxi, no hotel, logo depois de mencionar que é brasileiro, a primeira expressão que você, provavelmente, vai ouvir é “Brasil? Alex Souza”.

Grand Bazaar Istambul

Grand Bazaar – Istambul

O prestígio que Alex conseguiu na Turquia é um bom exemplo do quanto o futebol ainda é o melhor produto que exportamos para o resto do mundo. De certa forma, o jogador brasileiro é o grande embaixador do país em terras estrangeiras. Melhor ainda quando, além de saber atuar dentro das 4 linhas, ele tem o mínimo de preparo intelectual e postura para servir como exemplo e referência. É o caso de Alex Souza. 

Silvino Ferreira Jr. -Editor do Canal Londres

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv