um dia em liverpool – canal londres na estrada

um post que nasceu de uma decepção

Em nossa viagem pelo interior da Inglaterra, passamos um dia em Liverpool. A ideia era produzir dois vídeos com duas brasileiras que vivem na cidade. Foi tudo filmado, mesmo vencendo os contra-tempos de um dia com muito vento, o que atrapalha muito as gravações externas. Como uma das gravações era interna, não tivemos problema algum e o vídeo pode ser visto aqui.

Um dia em Liverpool

Albert Docks

A ideia do outro vídeo era mostrar como aproveitar um dia em Liverpool. A nossa convidada era a brasileira Claudia Bellizzi, do blog Por aí na Inglaterra, que é casada com um britânico. O nosso ponto de encontro foi o Albert Docks, o antigo e histórico porto de Liverpool que passou por um grande processo de revitalização. Hoje, o The Cavern Club é a maior opção de lazer para os moradores da cidade e uma parte da cidade que não pode deixar de ser visitada por qualquer turísta. Mesmo que a ideia seja passar apenas um dia em Liverpool.

Um dia em Liverpool

Museu de Liverpool

O que faz do Albert Docks um programa obrigatório

Como se não bastasse a própria história do porto de Liverpool, de grande importância para a Revolução Industrial, o processo de recuperação pelo qual o Albert Docks fez com que a região passasse a concentrar vários museus, galerias de arte, lojas, bares e restaurantes. Só para você ter uma ideia, naquela área estão localizados o Museu Marítimo, o Museu de Liverpool, o The Beatles Story e a Tate Liverpool.

Um dia em Liverpool

Pessoalmente, eu destacaria o Museu de Liverpool e o Museu dos Beatles. O primeiro tem um acervo que conta a história da cidade, enquanto que o Museu dos Beatles é dedicado à história da carreira da banda de rock mais popular de todos os tempos. Por outro lado, eu deixaria de fora o Museu da Marinha, mas esta é uma opção muito pessoal. Se você tem um interesse por história naval, provavelmente, vai curtir. Se você já conhece a Tate de Londres e está com pouco tempo, a minha sugestão é deixar a versão de Liverpool de lado e aproveitar o que só a cidade tem a oferecer.

Um dia em Liverpool

Lambananas de Liverpool

Ir à rua do The Cavern é como ir a Roma e ver o papa

A Mathew Street é uma passagem obrigatória para todo o turista que vai a Liverpool. A razão é muito conhecida, mas nunca é demais lembrar: é na Mathew Street que está situado o famoso The Cavern Club, onde os Beatles se apresentavam no início de carreira. Foi lá o ponto de partida para a fama dos “Meninos de Liverpool. A rua está cheia de referência à banda. Músicos de rua tocam e cantam sucessos dos Beatles, há uma parede com registro de nomes famosos que já passaram por ali. Anualmente, ali acontecia o “Mathew Street Music Festival“. Depois de 20 anos, o festival teve a sua última versão em 2014 e, a partir de outubro de 2015, será substituído pelo “The Liverpool International Music Festival“.

The Tavern Club Liverpool

The Tavern Club

Sim, mas o que aconteceu com o vídeo?

A gente começou esse post falando que o objetivo da nossa viagem a Liverpool era produzir 2 vídeos, lembra? E a gente filmou toda essa região do Albert Docks, a Mathew Street e um pouco mais. Só que, de volta a Londres, sofremos uma grande decepção: com a ventania, o que sobrou do audio não dava para editar o vídeo. Então, este post vem acompanhado de um pedido de desculpa pela nossa falha. Mas o post também é uma forma de registrar Liverpool, assim como fizemos com Stratford-upon-Avon, Birmingham, Peak District, Lake District e York. Uma viagem inesquecível que fizemos para mostrar mais do interior da Inglaterra para você. Para finalizar, fica aqui o compromisso: vamos voltar a Liverpool e produzir o nosso vídeo.

 

 

Silvino Ferreira Jr - Editor do Canal Londres