nixiwaka yawanawá
um índio brasileiro em londres

a voz dos povos da floresta

Entre outras razões que tornam este vídeo especial, vale destacar que é a primeira vez que produzimos um programa com um índio brasileiro em Londres. Trata-se de Nixiwaka Yawanawá, filho da nação Yawanawá, localizada no estado do Acre.

índio brasileiro em londres

Yawanawá foi o centro do evento “Diversidade Indígena no Brasil“, promovido pela brasileira Flávia Menegaz, pesquisadora brasileira que vive em Brighton, para celebrar a semana do Índio, que contou com o apoio da ABRIR, Associação de Iniciativas Educacionais do Reino Unido, e da Embaixada do Brasil em Londres, onde o evento aconteceu.

índio brasileiro em londres

Falando pro Canal Londres, Nixiwaka relata um pouco da sua história pessoal, das razões que o levaram a aprender português, das preocupações em relação a problemas que ainda persistem em relação aos indígenas brasileiros, principalmente os relacionados à terra, desflorestamento e ameaça que nações indígenas que vivem isoladas sofrem diante da possibilidade de contatos com o homem branco ou mesmo tribos indígenas integradas à vida do país.

Flávia Menegaz

Flávia Menegaz

Um índio brasileiro em Londres – uma missão

Nixiwaka tem uma história muito interessante a contar quando perguntado sobre os motivos que o trouxeram a Londres. tudo começou quando ele era pequeno e o pai relatou o desejo de que um dos filhos, um dia, pudesse falar inglês. Mas ele também veio a Londres para fazer um curso e por conta do trabalho que desenvolve com a Survival, Movimento Global pelos Direitos dos Povos Indígenas.

um índio brasileiro em londres

Parte desse trabalho é realizar palestra para jovens e crianças a respeito dos indígenas, mas também ser um porta-voz dos indígenas brasileiros junto às organizações internacionais, denunciando problemas e buscando soluções. Ter Nixiwaka Yawanawá em nossa galeria de vídeos, além de um privilégio, é também uma forma de expandir um pouco a mensagem que ele transmite, como parte de uma missão. Da nossa parte, estamos amplificando um pouco a mensagem que ele tem para transmitir.