jornal brasileiro em londres
brasil observer

Um jornal brasileiro em Londres, em plena era digital.

Ana Luisa Toledo, Guilherme Reis e Roberta Schwambach toparam um desafio que poucos teriam a coragem de encarar. Além de coragem, é preciso ter as pessoas certas, na hora certa, no lugar certo. Eles se encontraram em Londres, pouco antes dos Jogos Olímpicos de 2012. Em novembro de 2013, lançavam o Brasil Observer.

Brasil Observer

Roberta, Guilherme e Ana Luisa

Do nosso arquivo:

Um passeio pela Fleet Street, a rua dos jornais, em Londres

Para saber mais sobre a história do Brasil Observer e a sua importância para a comunidade brasileira em Londres, a gente reuniu os 3 sócios, e amigos, em torno de uma mesa nos jardins do Imperial War Museum, para que eles pudessem contar um pouco da bela trajetória que, hoje, 16 de novembro, comemora 2 anos.

Brasil Observer

Semente de um jornal brasileiro em Londres plantada na Argentina

É uma história que começa na Argentina. Ana e Roberta se encontraram lá durante uma viagem. Logo descobriram que eram da mesma cidade, Curitiba. Ali, ela plantaram a semente de uma amizade que cresceria em solo britânico. Já o encontro entre Guilherme e Luisa, aconteceria em Londres. Ele veio morar na capital londrina, em 2011, poucos meses depois da Ana Luisa ter chegado à cidade.

Neste período, Roberta morava em Portugal, dedicando-se à sua tese de mestrado. A convite da Ana Luisa, ela veio a Londres e foi apresentada ao futuro amigo e sócio. Hoje, eles formam o núcleo central do jornal. Ana Luisa é a Diretora Operacional, Guilherme Reis Diretor Editorial e Roberta Schwambach, a Diretora Financeira.

Brasil Observer

Eles detectaram que havia um vazio dentro da comunidade brasileira em Londres: faltava um veículo que falasse aos brasileiros, britânicos e europeus interessados no Brasil. De certa forma, era um vazio deixado pelo fim da Revista Jungle Drums. Durante 7 anos de existência, publicava o seu conteúdo em português e inglês. Assim nasceu o Brasil Observer.

Brasil Observer

Qualidade como linha editorial

Quem acompanha as edições do Brasil Observer, ao ver o nosso vídeo acima, há de concordar que Ana, Guilherme e Roberta, têm alcançado plenamente o que eles se propuseram a fazer. Os seus leitores ganharam um jornal cujo foco é o conteúdo de qualidade.

O padrão convencional já não tem espaço no mundo da comunicação nessa era dominada pelo digital. Uma prova disso é o fato do jornal ter nascido com as versões impressa e online. Outro diferencial está na forma de se relacionar com os profissionais que são co-responsáveis pela produção de conteúdo.

Brasil Observer

Para dar um toque especial ao nosso vídeo, também produzimos imagens na gráfica onde o jornal é impresso. Enquanto ouve a história narrada por Ana, Guilherme e Roberta, você vai acompanhar todo o processo pelo qual o jornal passa dentro da gráfica, até chegar às mãos do leitor. É um presente e uma homenagem que o Canal Londres presta ao Brasil Observer, aos seus leitores e, claro, à nossa audiência.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv