um livro que ensina como viver de arte

Escrito pela artista inglesa Annabel Tilley, “Tudo aquilo que você não aprendeu na escola de artes” é um livro que ensina como viver de arte. O livro, que acaba de ganhar a primeira edição em português, é dirigido a artistas e baseado na experiência da autora. No vídeo acima, gravado no estúdio de Annabel, em Étretat, na região da Normandia, no norte da França, é uma oportunidade para você saber sobre o livro, ouvindo a própria autora.

tudo aquilo que você não aprendeu na escola de arte

Uma ferramenta para vencer o desafio de se viver de arte

Administrar a própria a carreira e, consequentemente, viver de arte, é um dos grandes desafios para o artista. Foi este desafio que Annabel Tilley encarou assim que deixou a Universidade de Brighton, em 2004. Já madura, ela tinha conhecimentos de marketing e do mercado editorial, que foram muitos úteis. Com o tempo, ela começou a ver a carreira de artista acontecer. O estúdio em Étretat mostra como a carreira dela progrediu. Étretat é um lugar muito especial para artistas.

artista e escritora annabel tilley

Annabel Tilley

Étretat e a primeira edição em português

Foram muitos os artistas que foram a Étretat para pintar as belezas naturais dessa pequena vila no norte da França. Entre os mais conhecidos, Claude Monet, Édouard Manet, Henri Matisse e Gustave Courbet. Ali também viveu o escritor Guy de Maupassant, considerado um dos pioneiros do conto. É lá que Annabel passa as temporadas de verão. O que ela não esperava era receber do seu editor um exemplar a primeira edição em português de “Tudo aquilo que você não aprendeu na escola de artes”. Nada poderia ser mais inspirador para o nosso vídeo do que estar presente neste momento muito especial na vida da artista/escritora.

estúdio de annabel tilley

As publicações em português e espanhol também atestam o sucesso que o livro tem alcançado desde o seu lançamento em 2016. Em Londres, ele está disponível em várias livrarias de galerias de arte, incluindo a Tate Modern. Para o artista brasileiro que sonha em viver de arte, mas não tinha a menor ideia de por onde começar, o problema já não existe: o passo a passou está em “Tudo aquilo que você não aprendeu na escola de artes.

tudo que você não aprendeu na escola de artes

O lado chato de ser artista, resolvido

Sabe toda aquela parte chata que mexe com recibos, finanças, custos? É um dos grandes benefícios que a leitura do livro vai trazer para o artista. Mas também coisas simples, que muitas vezes você não dá a menor importância, até que alguém vem e mostra que aquilo pode fazer a diferença. Uma dessas dicas você pode ver no vídeo acima, quando Annabel fala da utilidade que um simples cartão de apresentação pode ter.

estúdio de annabel tilley

Agora, você pode estar se perguntando onde pode adquirir esse livro que pode significar o início da realização do sonho de viver das sua arte. Bem, nada poderia ser mais simples: ele está à venda aqui. Tomara que, como diz Annabel, ele possa ajudar a muitos artistas brasileiros.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv