um mês de
‘um dia de cada vez’
predominou a natureza
No trigésimo dia de confinamento dos participantes de ‘Um Dia de Cada Vez‘, o tema predominante foi a natureza. Muito devido ao que aconteceu em Londrina, com Renata Sucupira, e em Londres, comigo, Silvino Ferreira Jr. Mas este foi apenas o tópico dominante, há mais razões para você ver o nosso vídeo 30.
Logo na abertura, Renata nos presenteia com mais um movimento de Flamenco. Dessa vez, o tema Llamada de Alegrias, criado por Ana Paula Campoy. A harmonia dos movimentos e o ritmo tão peculiar do Flamenco é uma excelente maneira de preparar você para o que vem a seguir.
E o que vem loga a seguir uma reflexão de Maria Porto. Ela observa uma mudança de comportamento em relação ao que acontecia assim que acordava no início da quarentena e o que acontece agora, um mês depois. Antes, levava um tempo para cair a ficha e a havia uma ilusão, ou desejo, de que aquilo fosse apenas um pesadelo. Hoje, ela já aprendeu a lidar com a nova realidade e aceitá-la.

Maria Porto
A conexão Londres – Londrina
Em Londres, eu passo boa parte do tempo falando de um projeto que achei muito curioso: o Poole Harbour Osprey Nest Camera. Trata-se de um projeto criado em Poole Harbour, no litoral sul da Inglaterra. Com uma câmera instalada durante 24h em um ninho de Osprey (Águia Marinha), onde uma fêmea se encontra sozinha, eles aguardam para a chegada do seu parceiro, a qualquer momento. Isso significa que é possível haver uma reprodução naquele ninho que não acontece, na região, há mais de 200 anos.
E aqui começam as coincidências com Londrina. Depois de tomar um belo café da manhã, na parte externa da casa, Renata vai ter um belo momento de ‘interação’ com um pássaro pousado no topo de um prédio. É muito interessante a observação que ela faz quanto ao movimento do mesmo ao alçar voo. Eu não vou contar aqui porque seria como contar o final de um filme que você ainda não viu.
Enquanto os principais temas em Londres e Londrina são em torno da natureza, em nosso dia 30, em Recife, momentos de relaxamento e ressaca. O momento de relaxamento é traduzido numa sessão de cinema na casa dos Alencar. O filme escolhido é o badalado ‘O Poço’, exibido pela Netflix. A ressaca vem de Amaro Filho, que se mal consegue falar, imagine sair da rede.

Amaro Filho
Eu também saí para um pequeno passeio até One Tree Hill, uma colina com muito verde perto de casa. A área está coberta de blue bells, uma bela flor em forma de sino, como o nome sugere, que sempre da o ar da graça em meio a áreas de floresta, no início da primavera. Caminhando por lá já notei que estão sendo abertas mais trilhas para caminhadas. A razão é o aumento do número de pessoas passeando ou fazendo exercícios físicos por lá. Com mais trilhas, menos contato entre os caminhantes e corredores.
Renata Sucupira também deixou a residência, devidamente protegida por uma máscara, mas por outra razão. Na verdade, duas: comprar produtos para o cabelo dela e creme de barbear para o pai. Mas ao sair, o que a encantou mesmo foi mais um encontro com a natureza: um belo pássaro negro que se move entre os galhos de uma árvore, e o estonteante vermelho das buganvílias.

Alexandre Alencar
E fechamos com Alexandre Alencar tocando no tema mais comentado das redes sociais no Brasil, neste momento: a tresloucada tentativa de apoiadores do governo, se é que pode se chamar isso de governo, de promover um retorno à ditadura militar. Um ato de repúdio que todos nós, os confinados, assinamos embaixo, ponto.