artista brasileira na antuérpia

a arte naive de fátima galvão

Até se estabelecer como uma artista brasileira na Antuérpia, cidade histórica da Bélgica, a paulista Fátima Galvão percorreu um longo caminho. Começøu a pintar por influência do pai, mas só há cerca de 20 anos decidiu que a vida dela seria entre as cores. Depois vieram os anos de convivência na Bahia, que exerceram grande influência em sua vida pessoal e artística.

arte brasileira na bélgica

Peça de Fátima Galvão

Conheça mais:

Um passeio pela capital da Bélgica

Em nossa viagem a Bruxelas, resolvemos dar uma esticada e passar algumas horas em Antuérpia. O nosso objetivo era saber mais sobre esta artista brasileira e o seu trabalho de forte colorido. Como ela mesma diz, em um país onde o escuro prevalece, a arte dela chama atenção. Isso faz com que ela viva em um ambiente onde a sua arte é única.

brasileiros na antuérpia

Atelier de Fátima Galvão

Conheça mais:

Um passeio pela capital da Bélgica

Arte que também decora

Em seu atelier, onde realizamos parte da entrevista, Fátima mostra as inúmeras referências à Bahia. Embora tenha nascido em São Paulo, é baiana por adoção. Espalhados pelo ateliêr, móveis para quartos de crianças, objetos de decoração e, principalmente, telas. A rigor, o carro-chefe do trabalho de Fátima são os murais. São eles que fazem de Fátima uma bem sucedida artista brasileira na Antuéripa.

passeio em antuérpia

Mas a gente não poderia passar por uma cidade tão importante e turística como Antuérpia sem mostrar um pouco do que ela tem a oferecer. Fátima nos levou para conhecer um pouco da história do héroi da cidade, Silvio Bravo. A fama desse soldado romano tem uma razão, claro: ele livrou os cidadãos de um monstro que cobrava impostos. A palavra Antuérpia significa “mão atirada”, porque Silvio Bravo arrancou a mão do monstro e a atirou no rio. Em homenagem, foi erguida uma estátua bem na frente do belo prédio da prefeitura de Antuérpia.

viagem à antuérpia

De quebra, você vai ver a bela Catedral de Antuérpia. Em torno da praça onde está localizada, souvenirs que celebram um dos grandes personagens nascidos ali, o Tin Tin. Tem também as esculturas Artistas Trabalhando, na parte externa da catedral. Andando pela sua lateral, conhecemos um lugar curioso: um bar cujo interior é repleto de imagens de santos católicos.

lugares para ver na Antuérpia

Detalhe da Catedral da Antuérpia

No percurso entre o atelier e a praça central Fátima conta mais sobre a sua história pessoal. Ela fala da relação com a família e o tempo em que praticou capoeira, por exemplo. É mais um vídeo do Canal Londres que conta a história dessa artista brasileirana Antuérpia. Uma mulher que faz bonito longe da terra natal.