uma noite com
o jazz de josiel konrad
O trombonista Josiel Konrad tem construído uma carreira musical muito peculiar. Com a massiva predominância do samba no Rio de Janeiro, é normal que muitos músicos acabem encaminhando suas carreiras como sambistas. Embora o samba esteja presente em sua formação e visível em sua música, o que predomina é o gosto de Josiel pelo jazz.
Josiel Konrad – do baixo ao trombone, da igreja para o jazz
Outra diferença, que talvez explique o caminho peculiar de Josiel Konrad, é que ele não começou tocando em grupo ou escola de samba. No início da sua formação, foi a igreja que desempenhou papel importante. Ele já tocava baixo e, como ninguém se interessava pelo trombone, ele assumiu o instrumento. Mais tarde, “convidado” a deixar a banda, saiu da igreja, comprou o próprio trombone e deu uma virada na própria história.

Eliel Bernardo e Nando Barros
Fazendo o próprio caminho
Josiel começou a ouvir importantes trombonistas que o influenciaram, tocou em “big band”, até resolver trilhar o caminho de líder da própria banda, formando um quarteto de jazz, formado pelo trombone, baixo, piano e bateria. No repertório, ele e banda tocam temas clássicos da música brasileira e composições do próprio Josiel. Tudo sempre temperado com um toque jazzístico.

Benet McLean
Josiel Konrad no Florence Latin Jazz
Depois de passar por outros países europeus, Josiel Konrad passou por Londres e fez uma apresentação muito especial, como parte do Florence Latin Jazz, evento promovido por Alison McGowan, em sua casa, a Florence Works. Foi a segunda vez que Josiel esteve na capital inglesa. Na primeira, ele deu duas canjas no renomado clube de jazz londrino Ronnie Scotts. Dessa vez, o público que compareceu à Florence Works teve o privilégio de conhecer melhor o belo trabalho de Josiel Konrad.
Para a apresentação em Londres, o trombone de Josiel foi acompanhado pelo baixo de Nando Barros, a bateria de Eliel Bernardo e o piano de de Benet McLean. Do outro lado, uma plateia que se deliciou com um belíssimo repertório, a exemplo da composição “Tromboneando” que escolhemos, que escolhemos como trilha para a história muito peculiar desse grande músico brasileiro, contada no vídeo acima.