stonehenge
patrimônio histórico
e arqueológico
Stonehenge, monumento de pedra pré-histórico, atrai mais de 1 milhão de pessoas por ano. São estudiosos, turistas, místicos e curiosos que não resistem aos mistérios que envolvem Stonehenge, um patrimônio arqueológico cuja construção foi iniciada há 5 mil anos.
Quer seja para turista comum ou para o cientista renomado, é um lugar mágico, que guarda mistérios. O nosso vídeo acima não revela mistérios, mas traz um pouco da magia de Stonehenge.
Reserve um passeio com meio-dia de duração partindo de Londres
Stonehenge – pedras de um patrimônio arqueológico
São muitas as teorias e possíveis respostas para todo esse trabalho. São pedras que, juntas, formam um monumento, mas não um monumento qualquer: trata-se do mais valioso patrimônio arqueológico do Reino Unido. Um lugar que guarda histórias que a curiosidade humana não se cansa de tentar desvendar.
Stonehenge – Patrimônio Universal da Humanidade
Declarada pela UNESCO como Patrimônio Universal da Humanidade, Stonehenge é uma espécie de monumento ao tempo. Por ser de pedra, parece eterno. Uma das teorias que explicam Stonehenge é a de que o lugar foi concebido como um cemitério.
Pela distância e peso das pedras carregadas, presume-se que seria um cemitério de pessoas importantes, como chefes tribais e líderes religiosos. Isso, se esta teoria estiver correta, claro. O mistério continua a desafiar a capacidade humana de desvendar o passado.
Compre o seu ingresso antecipado para uma visita
Sítio arqueológico
Stonehenge é também o sítio arqueológico mais importante do Reino Unido. Ele concentra cientista das mais diferentes áreas, como antropologia, arqueologia e astronomia, que estudam e tentam desvendar a origem desse monumento de pedras que intriga a todos. A sua construção, estima-se, começou há cerca de 5 mil anos.
Período I da construção de Stonehenge
Acredita-se que início do primeiro dos 3 estágios, aconteceu por volta de 3.000 AC. Naquele período, o local não passava de uma vala em forma de círculo, com um diâmetro de com 97,54 metros. É interessante notar que, neste círculo, há um banco de pedra e um santuário de madeira.
Em um dos 56 furos encontrados no lado externo do círculo havia restos humanos cremados. Curiosamente, o círculo estava alinhado com o pôr do sol do último dia do Inverno e com as fases da lua.
Período 2
Por volta do ano 2150 AC começa o segundo período. Com a mudança do santuário de madeira, foram construídos mais dois círculos de pedras azuladas e a entrada foi alargada. No mesmo período, uma via de entrada foi aberta, com valas paralelas alinhadas com o sol nascente do primeiro dia do verão. Foi também construído um círculo externo, com 35 pedras muito pesadas.
Período 3
No chamado Período 3, por volta de 2075 A.C., pedras gigantes substituíram as azuis. Elas mediam em média 5,5 metros de altura, com cerca de 25 toneladas cada. Imagina o que significou transportar estas pedras por quase 20Km.
De 1500 a 1100 A.C., cerca de 60 das pedras azuis foram instaladas. Com elas, foi criado um círculo interno, completado por mais 19 pedras no interior do mesmo.

Alinhamento com o solstício
Alinhamento solar – Solstício
Stonehenge mostra a transição do sol por esse círculo de pedras no início do verão e do inverno. Por isso, o lugar também atrai muitos místicos, principalmente no dia do Solstício, quando acontece o dia mais longo do ano.
Na verdade, há muito conhecimento de matemática e dos movimentos da estrelas e da lua pelos seus construtores. Nada ali parece ser resultado do acaso. Isso intriga ainda mais.

Stonehenge – Porta do Solstício
Viaje mais:
Descubra uma das regiões mais bonitas da Inglaterra
Stonehenge como atração turística – como chegar e passeios guiados
Mas a gente não pode esquecer que Stonehenge é, ao mesmo tempo, uma das principais atrações turísticas do Reino Unido. Cerca de um milhão de pessoas visitam o lugar anualmente. Isso prova como Stonehenge é merece espaço no seu roteiro no seu roteiro de viagem.
Existem diversas opções para você chegar lá. Para quem não vai de carro, uma boa ideia é pegar um trem na Waterloo Station e descer em Salisbury. A viagem leva aproximadamente 1 hora e 30 minutos. Chegando a Salisbury, você pode pegar um ônibus ou um táxi, que o deixará lá.
Para quem prefere ir de ônibus, existem duas boas alternativas: saindo do aeroporto de Heathrow ou de Victoria Coach Station, no centro de Londres, numa viagem que leva cerca de duas horas. Nesse caso, você deve descer em Amesbury, que fica a cerca de 3 quilômetros do seu destino. Você pode andar ou pegar um táxi.
Outra opção, bastante confortável, é você sair do Brasil com uma tour organizada. Existem passeios que também incluem o Castelo de Windsor, o maior e mais antigo castelo habitado da Europa, e Bath, uma marca da passagem dos romanos pela Inglaterra.
O melhor mesmo é você enviar um email para o Londres Tours e pegar todas as informações com mais detalhes, assim como organizar o seu passeio. Stonehenge é uma viagem no tempo que você não pode perder. Comece pelo video acima.
.