universidade de cambridge
inglaterra
A Universidade de Cambridge é uma das mais antigas do mundo.
Mas, acima de tudo, é um centro acadêmico de prestígio indiscutível. Ela fica situada na cidade de mesmo nome, cuja origem vem da ponte sobre o rio Cam. Mesmo antes da universidade fazer a fama do local, a área já era um importante entreposto de comércio. Ironicamente a sua fundação está ligada à sua maior rival. Em 1209, um grupo de acadêmicos dissidentes saiu de Oxford para fundar a Cambridge University.
E, assim como a Universidade de Oxford, ela viria a se tornar um dos grandes centros de estudos do planeta. Obter um diploma em qualquer uma das faculdades que fazem parte do complexo universitário, significa muito. Pode ser um grande passo para a carreira profissional de qualquer estudante.
Cambridge é uma universidade que, ao longo do tempo, tem provado que qualidade e tradição são boas companheiras. É um dos grandes centros de pesquisa acadêmica do mundo. Você vai ver, ao longo do nosso passeio o quanto estas pesquisas têm contribuído para o desenvolvimento da humanidade.

Cristina Ariani
Descubra mais:
Um estudante brasileiro na Universidade de Oxford
As principais faculdades da Universidade de Oxford
Estudar na Universidade de Cambridge – sonho possível
Se para a grande maioria a Universidade de Cambridge, assim como Oxford e outras grandes universidades, parece um sonho distante, há aqueles que conseguem chegar lás. É o caso da brasileira Cristina Ariani.
Foi com ela que marcamos um encontro para um passeio pelo campus que congrega diversas faculdades, os chamados colleges. É o que se pode chamar de passeio do conhecimento. Não há lugar ali onde alguma coisa importante para a história da humanidade não tenha acontecido.
Pode ser um pub, qualquer uma das suas faculdades, um campo aberto. Por isso que estudar em Cambridge significa tanto para o currículo de qualquer profissional. Tudo ali respira saber. De lá, saímos sabendo mais, como todo mundo que passa por ali. Não é para menos, afinal, são 8 séculos de tradição.
Tudo isso também faz entender porque os ingleses valorizam suas universidades como um dos seus maiores patrimônios. Elas também explicam a razão para que um país relativamente pequeno do ponto de vista populacional tenha realizado tantas conquistas no âmbito da ciência.
A nossa guia em Cambridge
Cristina está na universidade fazendo doutorado em Biologia. O objeto da pesquisa dela é um mosquito que, infelizmente, é muito familiar aos brasileiros: o Aedes aegypti, o transmissor da dengue. É, portanto, uma dessas áreas onde o que Cristina tem aprendido como as suas pesquisas tem muito valor para o seu país de origem.
Excelência mundial em pesquisa e grande atração turística
O nosso encontro com Cristina aconteceu em uma bela tarde de sol. Você vai acompanhá-la, em sua bike, e aprender um pouco mais tanto sobre a universidade, quanto sobre cidade em si. Vai conhecer a sua arquitetura, atrações turísticas, como a Ponte dos Matemáticos e lugares onde descobertas revolucionárias foram realizadas.
A descoberta do elétron, por exemplo aconteceu em Cambridge, assim como a do DNA. Este último, teve o anúncio da sua descoberta realizado em um lugar curioso: o The Eagle, um Pub. Mas a cidade também atrai pelas antigas construções que abrigam suas igrejas e as faculdades, que em inglês são chamados de Colleges. Tudo isso faz com que, além dos estudantes, turistas de todo o mundo visitem a cidade, anualmente.

Cambridge
Aos poucos você vai entendendo porque nos rankings das melhores universidades do mundo, ela está sempre entre as primeiras. Atrair estudantes de todas as partes do mundo só enriquece o nível de ensino.
Para o estudante, quer seja na graduação ou em níveis mais avançados, o ambiente é uma fonte inesgotável de conhecimento. Isso dentro e fora da sala de aula. Por isso que estudar em Cambridge significa abrir inúmeras possibilidades para o futuro. Obter um certificado em uma das faculdades da Cambridge University é uma prova de excelência e um grande passo para uma vida profissional bem sucedida.
Faculdades de Cambridge – Trinity College
A Universidade de Cambridge é uma espécie de confederação que agrega escolas, faculdades (colleges), departamentos e associações. Entre os 31 Colleges, o maior deles é o Trinity. Mas ele é mais que isso, porque mesmo incluindo as Faculdades de Oxford, ele continua no topo. São mais de 900 alunos na graduação e pós-graudação. Se o assunto for qualidade, os números do Trinity são impressionantes.
Basta dizer que o total de prêmios nobel conquistados pela universidade é de 91, dos quais 32 pertencem ao Trinity College. Lá também estudaram 6 Primeiro-Ministros britânicos. São inúmeros os nomes de cientistas renomados que frequentaram as salas de aula da escola. O maior deles, sem dúvida, Isaac Newton. Hoje, o cientista que ocupa cadeira de Newton no Trinity é o renomado físico Stephen Hawking.
Passeio de barco
Uma opção bacana de passeio pela cidade é de barco. Você pode reservar o passeio antecipadamente, sem sair de casa. Por falar em barco, anualmente, há uma competição de remo entre os alunos de Cambridge e de Oxford. É uma longa tradição que também inclui Londres no trajeto. Uma curiosidade em relação às duas universidades: elas ficam em lados opostos, mas à mesma distância da capital inglesa.
Outra curiosidade que chama a atenção, e mostra também o pioneirismo dessa conceituada cidade: assim como em Amsterdam e outras cidades europeias, a bicicleta foi adotada pelo moradores como principal meio de transporte. Há ciclovias por todos os lados. Ou seja: não é apenas em qualidade de ensino que Cambridge é um exemplo para o mundo.
Claro que a viagem não estaria completa se a gente não desse uma passadinha por um local que tem um significado muito especial para os brasileiros: o Parker’s Piece. Ali, foram inventadas as regras do futebol. É um passeio tão gostoso, que você vai se perguntar como é possível um aluno ficar preso numa sala de aula, em um lugar cercado por tanta beleza. Enjoy it.