urban tales – cinema do brasil no barbican centre
Com Urban Tales, festival temático,organizado pela brasileira Adriana Rouanet, o cinema do Brasil ganhou um lugar privilegiado em Londres: o Barbican Centre. Como o tema do festival sugere, nesta edição, ganharam espaço filmes, em diversos formatos (longas, curtas, documentários, que retratam o Brasil urbano, mostrando uma face menos conhecida do nosso país no exterior.
Descubra mais:
O cinema independente em Londres
Entre outros convidados ilustres, a noite de abertura contou com a presença do ex-secretário da Cultura Sérgio Paulo Rouanet, que também deu o seu depoimento sobre a cultura brasileira. No caso de Urban Tales, é um evento que representa o momento do cinema brasileiro atual. São diversos os festivais realizados em Londres nesta segunda década do milênio. Uma vez que a chamada sétima arte é um dos grandes meios de divulgação de uma cultura, os festivais têm um papel fundamental neste trabalho.
Adriana Rouanet, vive em Londres, onde fez o seu doutorado em cinema e contou com o amplo apoio da Embaixada Brasileira. Neste vídeo, ela fala sobre a importância do evento para a nossa produção cinematográfica. É uma iniciativa que deve ser não apenas apoiada, mas divulgada. Afinal, não é tarefa das mais simples organizar um festival de cinema no exterior. Por isso o Canal Londres fez questão de dar uma pequena colaboração, através do registro do evento, em vídeo. Agora, cabe a você também prestigiá-lo com um simples “play”.