viagem a bruxelas
capital da bélgica e europa

Bruxelas, além de capital da Bélgica é sede da União Européia.

Mesmo assim, Bruxelas não é conhecida como um dos principais destinos turísticos do brasileiro. Mas Bruxelas pode ser mais surpreendente do que você imagina. A capital belga é mais que uma cidade onde se pode apreciar a famosa cerveja belga e o não menos famoso chocolate. Melhor ainda se você é apresentado à cidade por alguém que a conhece bem.

Burssels Flagey

Descubra mais:

Um passeio pelo Parlamento Europeu em Bruxelas

Ari Ximenes, nosso guia na capital da Bélgica, chegou lá para fazer um doutorado em Ecologia, com tendo os manguezais como tema central dos seus estudos. Como ele mesmo fala, foi uma surpresa descobrir o que Bruxelas tem a oferecer.

Embora pequena, quando se compara a outras capitais do Velho Continente, Bruxelas tem um espírito cosmopolita, proporcionado pelo grande número de estudantes que vão estudar ali. A cidade também é habitada por um grande número de europeus que trabalham na apreciar a famosa cerveja belga.

Bruxelas capital de Bélgica

Descobrindo a capital da Bélgica

Mas vamos ao nosso passeio. Para começar, Ari escolheu a praça do Flagey.  É um ponto de referência na cidade. Nos encontramos bem em frente ao Café Belga, que fica em um prédio de arquitetura Arte Decó. O local já foi sede de uma estação de rádio e hoje funciona como um centro cultural. Dali, seguimos conversando ao longo do belo lago. A caminhada era em direção ao a um lugar especial.

Bruxelas

A Abadia de la Cambre é uma pequena praça, com belíssimos jardins. Ali, também fica a Escola Superior de Artes de la Cambre, um dos principais destinos para estudantes europeus nas áreas das artes. Ari aproveita para falar de um lado bem peculiar da bela capital belga: a comunicação em diferentes idiomas. Em Bruxelas, encontrar pessoas que falam 3, 4 línguas é um fato normal. Este é o lado cosmopolita da cidade que pode surpreender muita gente.

Restaurante da Universidade Livre de Bruxelas

Restaurante da Universidade Livre de Bruxelas

Bem, de uma escola para outra. No caminho para o centro, fizemos uma pequena parada na Universidade Livre de Bruxelas. É um lugar bem familiar para Ari. É a escola onde ele estuda. Fizemos um passeio pelo campus da universidade e, depois de uma rápida parada para um almoço, seguimos nosso passeio nesta viagem à capital da Bélgica.

Grand Place de Bruxelas

Grand Place – Bruxelas

Um lugar que não pode faltar em uma viagem à capital belga

Chegamos ao principal ponto turístico da cidade. O lugar que nenhum turista pode deixar de visitar em uma viagem a Bruxelas. A Grand Place é também um ponto histórico de Bruxelas. Ali, por exemplo, fica o local onde Karl Marx escreveu o manifesto comunista.

Outro ilustre residente da Grande Praça foi Vitor Hugo. Entre os imponentes prédios que cercam a Grand Place, destaque para o da câmara municipal. Ele é o único que guarda a sua arquitetura original.

viagem a bruxelas

Grand Place de Bruxelas

Para terminar o nosso passeio, Ari nos mostra onde fica o Museu de Magritte, grande artista belga do surrealismo e o Museu de Instrumentos Musicais. Este último tem uma bela arquitetura art nouveau. E fechamos com uma surpreendente vista da cidade, que você só precisa ver o vídeo acima para apreciar.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv