william wordsworth
casa do poeta
em lake district

William Wordsworth é um dos grandes da poesia romântica.

Por isso, a casa onde William Wordsworth nasceu é um excelente ponto de partida para mostrar um passeio pelas belezas do parque Nacional Lake District. Lake District foi sua inspiração maior. Mesmo que você não conheça o poeta, como mostra o nosso vídeo, vale a pena seguir os caminhos de Wordsworth em Lake District.

Descubra mais:

Chatsworth, um dos lugares mais lindos para se visitar na Inglaterra

Uma casa de estilo georgiano

Visitar a casa de arquitetura georgiana, onde ele nasceu, mantida pela National Trust, é uma viagem ao passado cheio de história e poesia. Ali vivia uma família de 7 pessoas e ver como ela é dividida internamente é uma aula de história. Os detalhes estão em todos os cantos: nas sala, na escrivaninhas, nas camas, nos brinquedos da época, na cozinha.

casa de william wordsworth em lake district

Por falar em compartimentos, a cozinha foi um dos lugares mais interessantes nesta visita. A razão é o encontro do nosso editor, Silvino Ferreira Jr., que apresenta o vídeo, com a senhora responsável pelo espaço. Ela explica aos turistas como funcionava uma cozinha naquele período. Era uma das áreas mais dinâmicas e vivas da casa. Não é difícil imaginar as vozes das crianças em torno da mesa, encabeçada pelo casal Wordsworth.

casa de william wordsworth em lake district

Uma casa que relembra a infância e respira poesia

Também visitamos o quarto das crianças, a sala de visita e um quarto onde as paredes estão repletas de versos de Wordsworth e outros poetas e escritores. O que os versos na parede têm em comum é que todos eles remetem para a importância da casa e da família no crescimento e formação de uma criança. É possível, através das palavras dispostas ali, entender o tipo de ambiente em que o nosso poeta cresceu.

casa de william wordsworth - lake district I

Outra parte especial da casa é o quintal, onde um belíssimo jardim é cultivado. No fundo, ainda é possível ver e ouvir o mesmo rio que corre e que inspirou alguns versos de William Wordsworth. Nascido em 1770, a casa mostra que ele teve uma infância privilegiada, com um padrão de vida confortável, embora, como revela o nosso apresentador, tenha perdidos os pais muito cedo.

casa de william wordsworth em lake district

Foi a segunda casa de um grande poeta inglês que visitamos durante a nossa viagem. Primeiro, passamos pela casa onde nasceu William Shakespeare, em Stratford-upon-Avon. De lá, até chegar em Lake District, o nosso percurso incluiu paradas em Birmingham e  Peak District entre outros lugares e cidades. De certa forma, a gente poderia dizer que a viagem a Lake District foi a coroação de toda a jornada

Mas a viagem a Lake District não termina aqui. Você tem também a parte II, um passeio pelo mundo de Wordsworth em Lake District. Um passeio por caminhos onde natureza não economizou em beleza.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv