viajar com crianças para o exterior – saiba como tirar autorização

viajar com crianças para o exterior

Foto: Fiontain (Wikimedia)

Uma das maiores preocupações de quem vai viajar com crianças para o exterior é garantir que toda documentação esteja em dia, como passaporte e seguro saúde, em muitos casos. Países como Reino Unido, no entanto, exigem uma autorização extra dos pais, além dos já tradicionais – comprovante de hospedagem e dinheiro para custeio da temporada. Portanto, não marque toca.

A autorização de viagem somente será exigida no momento da saída do menor do território nacional. Não haverá exigência de autorização para que menores ingressem no Brasil.

O menor brasileiro, mesmo aquele tenha outra(s) nacionalidade(s) e esteja viajando com passaporte estrangeiro, necessitará de autorização para sair do Brasil nas seguintes situações:

a) quando viajar na companhia de apenas um dos genitores/responsáveis legais; ou
b) quando viajar na companhia de uma terceira pessoa maior e capaz; ou
c) quando viajar desacompanhado.

Menores estrangeiros, cujos pais não possuam a nacionalidade brasileira

As normas brasileiras não exigem a apresentação de autorização de viagem para que menores estrangeiros, cujos genitores não possuam a nacionalidade brasileira, apresentem autorização de viagem para sair do país. No entanto, o documento poderá ser solicitado pelo controle imigratório da Polícia Federal caso haja suspeita em relação à regularidade da viagem do menor. Assim, é recomendável que o documento seja providenciado nos casos em que o menor esteja viajando desacompanhado ou na companhia de terceiros.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv