victor guidini
retrato de um fotógrafo
Victor Guidini visitou Londres pela primeira vez por uma razão bem peculiar: em 2012, ele passou pela cidade porque precisava comprar equipamento para uma viagem de bike para a Islândia. Bastaram alguns dias para que ele descobrisse que queria morar na cidade.
Victor é fotógrafo, nascido em Santa Catarina, e, como fotógrafo, também tem uma trajetória bem particular. É um pouco dessas histórias que ele conta pra gente, no vídeo acima.

Victor Guidini
Descubra mais:
Faça um ensaio fotográfico da sua visita a Londres com Victor Guidini
Victor Guidini – da música para a fotografia
O caminho para se tornar fotógrafo começou de forma inusitada. Durante parte da vida dele, Victor Guidini foi músico. A influência paterna o levou ao contato com o mundo do vídeo e ele juntou as duas coisas. Trabalhava em uma produtora de vídeos, produzindo trilhas sonoras. Esse contato com o universo da imagem o levou a se interessar pela fotografia. Não demorou muito para ele adquirir uma boa câmera e começar a estudar fotografia. Com este background, ele juntou fotografia e cinema.

FotoL Victor Guidini
E assim como a viagem de bike, foi o interesse pelo cinema que o trouxe a Londres pela segunda vez. Victor chegou em 2012 para fazer um mestrado de cinema na Birkbeck University. Completou o mestrado em 2015 mas considerou que ainda não era hora de fechar o ciclo londrino. Ele resolveu ficar na cidade, onde começou a viver a experiência de trabalhar com fotografia e vídeo na capital londrina.
Do vídeo corporativo ao trabalho autoral
Como o próprio Victor conta, o trabalho com vídeo e fotografia em Londres tem enriquecido a experiência profissional tanto pelo contato humano como pelos pelas descobertas que proporciona em relação à cidade. Uma das atividades dele, como fotógrafo é produzir ensaios com pessoas que querem levar de Londres uma lembrança de Londres.
São fotos que fogem do lugar comum e vão além daquelas que todo turista tira com o celular, incluindo os selfies. Victor oferece a possibilidade de levar os turistas para conhecer lugares diferentes. Além do trabalho artístico-autoral, ele também fotografa e faz vídeos corporativos, além eventos especiais como casamentos.

Foto: Victor Guidini
O resultado são fotos com paisagens londrinas que estão fora do circuito tradicional. E mesmo quando elas são tiradas tendo ao fundo cartões postais conhecidos, como Big Ben ou Tower Bridge, por exemplo, ele sempre consegue encontrar um ângulo inusitado, uma nova perspectiva.
Um belo exemplo de descobertas é o lugar que ele mesmo sugeriu para gravar o vídeo acima. Um autêntico achado, a Pergola House fica em Hampstead, norte de Londres. A origem desse lugar tão diferente e poético está no início do século XX, quando o Lord Leverhulme comprou uma casa em Hill Gardens.
Gradativamente, ele foi comprando terrenos em redor da propriedade e chamou o renomado arquiteto Thomas Mawson para projetar o espaço. Com a morte de Leverhulme e os danos causados pela Segunda Grande Guerra, a casa passou por um longo período de abandono. Nos anos 80, ela passou por um processo de revitalização e, hoje, é uma espécie de refúgio que só os moradores ou turistas mais antenados conhecem.
Como você pode ver, em nosso vídeo, você vai ter uma fotografia de um talentoso fotógrafo e, para quem ainda não conhece, a sorte de descobrir um lugar muito especial em Londres. E tudo isso com a rapidez de um click fotográfico. É so dar um “play”.