vinhos de denbies
vinhos ingleses

Os vinhos de Denbies são a prova de como tudo pode mudar. Há poucos anos, se alguém falasse em vinhos ingleses, a grande maioria das pessoas não daria ouvidos ou iria rir como se estivesse ouvindo uma piada. Ao longo dos anos, o vinho tem sido associado a muitos países europeus, como França, Itália, Portugal, Espanha, mas a Inglaterra nunca foi membro do clube.

vinhedo denbies

Descubra mais:

Um tour guiado para você conhecer o vinho produzido em Denbies

Nossa guia para conhecer os vinhos ingleses de Denbies

Na companhia de Marta Barbosa Stephens, você vai conhecer a Denbies Wine Estate, localizada em Dorking, no condado de Surrey e sudeste de Londres. Esta é uma das regiões que estão colocando os ingleses no mapa dos produtores de vinho. Você não poderia ter companhia melhor para este passeio: Marta é escritora, especialista em vinhos e escreve para o site de gastronomia Prazeres da Mesa. E mais: ela vive em Dorking, a poucos minutos do vinhedo onde as uvas que dão origem aos vinhos de Denbies são colhidas.

denbies wine estate

Mudanças no clima, revolução no solo

Tão surpreendente quanto saber que a Inglaterra já produz bom vinho é saber a origem dessa revolução: mudanças climáticas. Isso mesmo: o aquecimento global tem feito surgir regiões com microclimas favoráveis ao cultivo da uva em solo inglês. No caso dos vinhos de Denbies, as uvas que se adaptaram muito bem ao solo de Dorking são as mesmas que são plantadas na região de Champagne, na França.

vinhos ingleses

Espumantes – carro-chefe dos vinhos ingleses

Da produção de Denbies, o destaque são os espumantes, que começam a ganhar reconhecimento dos especialistas e dos consumidores. Em nosso vídeo, Marta destaca o espumante que, recentemente, ficou na lista dos melhores da Inglaterra. Como especialista, ela também degusta um rosé, revelando algumas características dos vinhos ingleses produzidos na Denbies Wine Estate.

denbies estate

Marta Barbosa Stephens

 Mercado internacional X consumo local

Como você pode facilmente imaginar, fazer parte do competitivo mercado internacional do vinho não é tarefa fácil. No caso dos vinhos ingleses, este processo tem acontecido gradualmente, ao longo das últimas duas décadas. É um processo que demanda muitos testes e pesquisas, até se encontrar as castas ideais para a produção de um vinho de qualidade. O alto valor da terra no país também é um fator que contribui para que os vinhos produzidos em solo inglês tenham dificuldade de concorrer no mercado internacional. É um custo que pesa bastante no preço final do produto.

loja de vinhos da denbies

Por outro lado, estes novos vinhos estão sendo muito consumidos pelas pessoas que vivem nas regiões onde eles são produzidos. No caso dos vinhos de Denbies, 60% da produção são vendidas ali mesmo. Isso dá um senso de exclusividade. Por isso, para quem tem espírito de pioneiro, curte descobrir coisas novas e não se deixa levar apenas pelo estabelecido, visitar lugares como este é especial. A maior prova está no vídeo acima.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv