vinhos naturais na europa
um especialista brasileiro
Cada vez se procura mais os vinhos naturais na Europa.
O aumento dessa demanda é mais uma prova de como o consumidor valoriza a origem dos produtos que consome. Assim como o café, a roupa, a fruta e tantos outros produtos, saber de onde vem o vinho, tornou-se fundamental. Não apenas de onde veio, mas também como ele é produzido.
Descubra mais:
Uma visita a uma fábrica de cerveja em Londres
Para saber mais sobre essa tendência, conversamos com um especialista no assunto. Ricardo Melo é recifense, mas já morou no Mato Grosso, na Califórnia e em São Paulo. Ele é um apaixonado pelo vinho natural, que descobriu em Londres.

Ricardo Melo
Vinhos naturais na Europa – Paixão que nasce na Califórnia
A paixão pelo vinho começou na Califórnia, mas concretizou-se em São Paulo. Foi na capital paulistana que Ricardo começou a trabalhar na área. Lá, ele também teve um bar especializado em vinhos. A vinda para Londres teve dois objetivos: atender ao sonho de viver e viajar pela Europa e aprofundar os conhecimentos na área de vinhos. Foi assim que nasceu a descoberta do vinho natural.
Hoje, além de um apreciador, Ricardo tem aprofundado os conhecimentos sobre o mercado dos vinhos naturais na Europa. Na capital inglesa, a sua empresa, Mondino Wines, representa o Vinho Humus, produzido em Portugal. Recentemente, ele esteve no país, vendo de perto a produção de vinhos naturais no Alentejo. Vale ressaltar que esta é uma tradição centenária no país. Agora, com o mercado europeu cada vez mais ávido pelo vinho natural, essa tradição retoma o crescimento.
Outro aspecto muito importante, que os menos familiarizados vão descobrir com Ricardo: existe uma diferença entre vinhos orgânicos e biodinâmicos e os naturais. Para quem quer saber mais sobre a arte de apreciar vinho, durante a conversa, gravada na bela loja da “A Portuguese Love Affair“, Ricardo deixa algumas dicas que você vai curtir.