vinhos naturais na europa
um especialista brasileiro

O aumento da procura por vinhos naturais na Europa é mais uma prova de como o consumidor valoriza a origem dos produtos que consome. Assim como o café, a roupa, a fruta e tantos outros produtos, saber de onde vem o vinho, tornou-se fundamental. Não apenas de onde veio, mas também como ele é produzido.

vinho tinto natural

Descubra mais:

Uma visita a uma fábrica de cerveja em Londres

Para saber mais sobre essa tendência, conversamos com um especialista no assunto. Ricardo Melo é recifense, mas já morou no Mato Grosso, na Califórnia e em São Paulo. Ele é um apaixonado pelo vinho natural, que descobriu em Londres.

ricardo melo

Ricardo Melo

Vinhos naturais na Europa – Paixão que nasce na Califórnia

A paixão pelo vinho começou na Califórnia, mas concretizou-se em São Paulo. Foi na capital paulistana que Ricardo começou a trabalhar na área.  Lá, ele também teve um bar especializado em vinhos. A vinda para Londres teve dois objetivos: atender ao sonho de viver e viajar pela Europa e aprofundar os conhecimentos na área de vinhos. Foi assim que nasceu a descoberta do vinho natural.

vinho humus

Hoje, além de um apreciador, Ricardo tem aprofundado os conhecimentos sobre o mercado dos vinhos naturais na Europa. Na capital inglesa, a sua empresa, Mondino Wines, representa o Vinho Humus, produzido em Portugal. Recentemente, ele esteve no país, vendo de perto a produção de vinhos naturais no Alentejo. Vale ressaltar que esta é uma tradição centenária no país. Agora, com o mercado europeu cada vez mais ávido pelo vinho natural, essa tradição retoma o crescimento.

uvas

Outro aspecto muito importante, que os menos familiarizados vão descobrir com Ricardo: existe uma diferença entre vinhos orgânicos e biodinâmicos e os naturais. Para quem quer saber mais sobre a arte de apreciar vinho, durante a conversa, gravada na bela loja da “A Portuguese Love Affair“, Ricardo deixa algumas dicas que você vai curtir.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv