virna teixeira
psiquiatria, feminismo, poesia

Virna Teixeira nasceu em Fortaleza e, ao longo da vida, morou em São Paulo e Edimburgo antes da mudança para Londres. Entre a capital cearense e a inglesa, ela construiu uma trajetória cuja principal marca é a diversidade de interesses e áreas de atuação. Formada em Neurologia, trabalha como psiquiatra, mas também é poeta, editora e ativista feminista.

Descubra mais:

Conexão Feminista – ativismo na era digital

Virna Teixeira – psiquiatra, editora, poeta, feminista

Ouvir Virna Teixeira é trafegar entre universos distintos, através de pontes e conexões que ela estabelece. São pontes que unem a Virna editora à tradutora, a Virna poeta à psiquiatra. Indo além do conhecimento teórico e da atividade profissional, ela usa todas as ferramentas disponíveis para entender e denunciar as questões de gênero que se manifestam em forma de violência contra mulheres e minorias étnicas.

king's college

Gênero e violência

Virna Teixeira fez mestrado em Humanidades Médicas no King’s College London.  Na sua dissertação do mestrado, ela buscou a relação entre gênero e a forma como as mulheres adictas são percebidas e tratadas.

Além de fugirem ao estereótipo de feminilidade feminina, são, em geral, mulheres com histórico de violência e abuso. A forma como são vistas acaba influindo até mesmo na hora de obter ajuda e tratamento. No limite, muitas delas, no Reino Unido, acabam perdendo a custódia dos filhos.

Virna Teixeira

Poesia da mente

O primeiro livro de poesia foi publicado em 2000, pela editora 7 Letras. Hoje, além de dirigir a própria editora, a Carnaval Press, ela também edita a Revista Teodora. Os 3 primeiros livros de Virna Teixeira, “Visita”, “Distância” e “Trânsito”, abordavam as experiências pessoais vividas com as mudanças, as viagens e deslocamentos. Visão resumida no livro seguinte “A Terra do Nunca é Muito Longe”.

Um seminário que ela participou, em Zurique, sobre o titulo do poema, a levou a uma revisitar  esses trabalhos e a constatar  que, ali, a experiência do trabalho como psiquiatra também estava presente.

virna teixeira

Virna Teixeira

Suite 136 – poesia e reflexão

Esta relação entre a psiquiatra e a poeta está mais evidente no mais recente livro de Virna Teixeira: Suite 136.  Além de beleza poética, o livro é uma fonte de reflexão e conhecimento da realidade do tratamento psiquiátrico no Reino Unido.

Suíte 136 são espaços onde são mantidos pacientes que representam ameaça à vida de outros ou a si mesmos. Mas eles revelam um lado pouco conhecido, pelo menos para os brasileiros: a possibilidade de uma ação policial que leve à “prisão” do doente mental, por 24h. Do ponto de vista poético, o livro de Virna mostra o quanto o cotidiano da psiquiatra influencia o olhar da poeta.

livro de virna teixeira

Por outro lado, “Suite 136” também oferece a oportunidade de se traçar um paralelo entre o tratamento psiquiátrico no Reino Unido e no Brasil. Virna, no entanto, alerta para o fato de que a diferença entre as duas realidades dificulta qualquer julgamento. Um exemplo é como os problemas relacionados à imigração faz com que haja uma predominância de descendentes de africanos diagnosticados com esquizofrenia.

ilustração de livro de virna teixeira

Em 2007, Virna Teixeira foi co-editora da revista Alba Londres, editada pela poeta catalã Jessica Pujol. O tema era a alarmante violência contra as mulheres do Brasil e da América Latina. Essa violência também acontece, em diversas formas, contra as mulheres brasileiras no Reino Unido.

Tais constatações levaram Virna a promover leituras na The Feminist Library, Londres. Uma forma de juntar o conhecimento adquirido através dos estudos e da experiência profissional à uma ação efetiva contra um problema que deve ser seriamente combatido.

Nota: Nesta terça, 10 de julho de 2018, você pode participar do South America Women Poets, promovido pela Carnaval Press, na The Feminist Library. Mais informações, aqui.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv