wimbledon
visita à meca do tênis

Conhecer Wimbledon, em Londres, e como fazer uma visita ao templo do tênis. O complexo onde é realizado o mais tradicional torneio de grand slam do circuito mundial de tênis é muito mais que um conjunto de quadra onde são realizados jogos desse esporte. É um nome que se confunde com a própria história do tênis. É ali também onde ele atinge o ponto mais alto de elegância e glamour.

wimbledon

Quadra Central de Wimbledon

Wimbledon – o primeiro torneio de tênis do mundo

A tradição do torneio de tênis s deve, em grande parte, ao fato ter sido a primeira competição de tênis no mundo. Foi organizada pelo All England Lawn Tennis and Croquet Club e a primeira edição aconteceu em 1877. Foi uma edição masculina que contou com 22 participantes. Só mais tarde foram adicionados os torneios de duplas, 1879, e feminino, 1884. Além dele, 3 outros torneios de Grand Slam acontecem anualmente: Australia Open, Roland Garros e US Open. Uma das peculiaridades de Wimbledon é ser o único realizado sobre a grama, o que aumenta a velocidade da bola no contato com a superfície.

wimbledon

Museu de Wimbledon

Museu de Wimbledon – história preservada

Uma das grandes atrações de Wimbledon Lawn Tennis, nome oficial do complexo de prédios e quadras onde acontece o torneio,  é o seu museu. É uma oportunidade única de se passear pela história do tênis. Afinal, mais de um século da memória do tradição deste torneio, está preservada ali.

wimbledon

O bacana é que você pode comprar ingresso para visitar o museu e um tour guiada por dentro de todo o complexo. Você vai conhecer vestiários, sala de imprensa, a quadra principal, displays com os campeões e campeãs de todos os torneios. Para o brasileiro, a oportunidade de ver o registro da única brasileira a vencer o torneio de Wimbledon, Maria Esther Bueno.

Maria Esther Bueno

Maria Esther Bueno

Wimbledon Village – charme de vila e ar de campo

Wimbledon, claro, e mais conhecida pelo torneio de tênis que acontece, anualmente, todo mês de julho, mas é também o nome do bairro, situado no sudoeste de Londres, a 11Km do centro da cidade. Para quem vem à cidade para ver os jogos do grand slam, vale a pena circular um pouco pela região. O melhor do passeio é ir além do local onde acontece a competição e explorar Wimbledon Village. A primeira sensação que se tem ao chegar lá é a de que você saiu de um grande centro urbano e entrou em uma zona rural. Tem também muita opção de lojas, restaurantes, pubs centenários, lago, um imenso parque. Não é nada incomum você cruzar com pessoas, elegantemente vestidas, andando a cavalo por ali.

wimbledon

Como chegar lá

A melhor maneira de chegar Wimbledon Lawn Tennis é de trem ou de metrô. A estação de trem chama-se Wimbledon, mas de lá você tem uma caminhada de 30 minutos. Vale ressaltar que o caminho é ladeira acima. Alternativamente, você pode pegar o ônibus da linha 493 e chegar lá em 15 minutos. Já estação de metrô de Southfields, servida pela District Line, deixa você um pouco mais perto: são 16 minutos, a pé. Os ingressos para o torneio são um pouco salgados, claro, e podem ser comprados online.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv