visto de residência biométrico

um visto só para estrangeiros de fora da comunidade européia

Visto de residência biométrico? O que é isso? Provavelmente esta é a reação de muita gente ao ouvir falar nesta modalidade de visto para estrangeiros criado pelo governo britânico. Para você ficar por dentro, Kleber Saúde, diz o que é e mostra o passo a passo para obter o visto de residência biométrico.

Para quem reside em países que fazem parte da União Européia, este é um tema que pode ser ignorado, uma vez que ele foi criado exclusivamente para estrangeiros residentes em países que não fazem parte desse grupo de países cujas regras de imigração são regidas a partir de Bruxelas.

dicas de viagem

Kleber Saúde

Talvez, o que cause mais estranheza, ao ouvir a menção do visto de residência biométrico pela primeira vez, seja a palavra biométrico, mas esta é uma palavra cada vez mais comum quando se trata de emissão de vistos e de passaportes. Na verdade, nada mais é que a identificação dos portadores de visto e/ou passaporte através de informações das impressões digitais e faciais.

Com as novas tecnologias sendo cada vez mais usadas para aumentar a segurança, os países têm adotado as informações biométricas como uma forma de facilitar a identificação das pessoas. Por serem únicas, os dados biométricos tornam mais difícies a falsificação de documentos.

 

Adquira o seu ebook “50 dicas de quem viaja para quem vai viajar, aqui.
50 dicas de quem viaja para quem vai viajar

Ilustração: Fê Ilustrador

Por outro lado, ele também benefícia o portador do visto e do passaporte. Ao passar pela imigração em Londres, por exemplo, se você tem um passaporte britânico com os seus dados biométricos, você nem precisa passar pelos agentes que controlam as fronteiras. Desde que o aeroporto seja provido do equipamento, a sua identificação é feita a partir de um equipamento que lê os dados biométricos da retina ocular.

Mas voltando ao nosso visto de residência biométrico, se você está planejando vir a Londres para passar mais de 6 meses, que é o período máximo permitido para a permanência no país com o visto de turista, tirar o seu visto biométrico talvez seja a opção mais confortável. O primeiro passo, para você que está aqui, é ver o vídeo acima. Com as informações passadas pelo Kléber, você pode se dirigir ao consulado britânico, pessoalmente, ou via website para saber mais sobre a obtenção desse visto.

Finalmente, fique atento ao seguinte: este é um visto que exige algumas ações, com prazos rígidos, depois que você entrar em território britânico. Esta é mais uma razão para você ficar bem informado e evitar transtornos que podem ser evitados. Basta não vacilar.

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário