katia fonseca e a arte
de viver e trabalhar em londres

Para quem sai da terra natal para viver e trabalhar em Londres, são muitos os desafios que a cidade oferece. Vencê-los significa uma conquista cuja recompensa é uma vida que poucas grandes cidades no mundo podem oferecer.

De certa forma, desvendar e conquistar a cidade é uma arte, como mostra a história da brasileira Kátia Fonseca. Em vídeo, ela conta parte de uma história de mudança de vida que começou em 1999.

a arte de viver e trabalhar em londres

Kátia Fonseca – BrEACC

Descubra mais:

Ela abandonou a estabilidade para começar de novo, em Londres

Em busca do sonho de viver e trabalhar em Londres 

Em cada história de brasileiros e brasileiras que decidem sair do Brasil para viver e trabalhar em Londres, encontramos pontos em comum. Por outro lado, cada história tem as suas peculiaridades. No caso de Kátia, o caminho para realizar o sonho de vir para Londres, passou pela Alemanha. Lá, ela viveu por um ano. Atriz, foi selecionada para fazer parte de um grupo circense. Foi o passaporte para a grande mudança.

a arte de viver e trabalhar em londres

Kátia Fonseca e Márcio Mello

Passagem pela Alemanha e a decisão de morar em Londres

Depois da passagem pela Alemanha, ela desembarcou em Londres disposta a percorrer o difícil caminho que uma imigrante: a língua, o trabalho, a construção de um círculo de relacionamento, a integração à um novo modo de vida. Ela passou por todo esse ciclo.

Também experimentou uma grande mudança a partir do terceiro ano na cidade: o nascimento do primeiro filho. E ser mãe aqui, claro, mudou tudo.

a arte de viver e trabalhar em londres

Carlos Borges – Focus Brasil

Kátia Fonseca – a mãe e a educadora

Uma das grandes mudanças proporcionadas pelo fato de ter-se tornado mãe foi o encontro com o BrEACC – Brazilian Educational and Cultural Centre. O BrEAACC é instituição que se dedica ao ensino do português como língua de herança para filhos de pais brasileiros na capital inglesa.

O BrEACC passou a fazer parte integral da vida de Kátia Fonseca. Primeiro como mãe e, em seguida, como coordenadora dos professores e dos eventos da instituição.

a arte de viver e trabalhar em londres

Trabalho pela arte brasileira em Londres

Mas o sonho de viver e trabalhar em Londres sempre esteve ligado à paixão pela arte. Por isso, Katia acabaria tendo parte do seu tempo dedicado à promoção da cultura brasileira no Reino Unido. Hoje, ela é a principal responsável pela realização do Focus Brasil no Reino Unido. Anualmente, o evento promove palestras, workshops, exposições e premiações, através do Press Brazil Award. 

Em 2015, o prêmio destacou instituições inglesas que divulgam a cultura brasileira no exterior. Por exemplo, o Brazilica Festival, que promove o carnaval brasileiro em Liverpool;  a Flipside, a versão inglesa da Flip Paraty; a Radio Jazz FM; o Ronnie Scott’s e o Southbank Centre.

viver e trabalhar em londres

Kátia Fonseca – BrEACC

Mas como não se faz história só olhando para o passado, Katia também revela sonhos e projetos que ainda estão por realizar-se. Como você já pode perceber, conhecer um pouco de Katia Fonseca é refazer um caminho que apresenta desafios, mas que tem suas surpresas e recompensas, desde que você tenha disposição para encarar uma vida nova, sem medo do que o futuro reserva. É uma história inspiradora.

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv