whitstable – praia, ostra, caranguejo

um mar de ostras a uma hora de londres

Praia, ostra, caranguejo. Poucas palavras resumem tão bem um dos programas favoritos de quem vive no litoral brasileiro. Por outro lado, pouca gente também vai associar estas 3 palavras a lugares na Inglaterra. Mas este lugar existe e fica muito perto de Londres. A gente não pode garantir o sol, mas o mar, a ostra, o caranguejo, a lagosta de Whitstable não devem nada a ninguém. É um bela surpresa para qualquer brasileiro que curta o mar.

Whitstable

Silvino Ferreira Jr

Descubra mais:

Uma floresta em Kent e a 40 minutos de Londres

Whitstable, ostra e trem

Para revelar um pouco das surpresas e histórias que esta cidade, localizada na costa norte do estado de Kent e sudeste da Inglaterra, tem a oferecer. Basicamente, a cidade é conhecida por dois grandes motivos: a vocação pesqueira, com grande produção de ostra e caranguejo, e o pioneirismo em relação à história da ferrovia. No vídeo acima vamos contar um pouco da produção de ostra e caranguejo, especialmente a primeira. Em outro vídeo, vamos falar da relação de Whitstable e a história da ferrovia.

estação de trem whitstable

Caranguejo e Caramujo

Produzir ostras na quantidade e variedade que esta cidade do litoral inglês é capaz, é um presente da natureza. Uma série de fatores se combinam para que isso aconteça. É, ao mesmo tempo, um negócio milenar. Os romanos já transportavam a ostra de Whitstable para Roma. A importância da pesca para a cidade é tão grande que a linha de trem que liga Whitstable à Canterbury, capital de Kent, é chamada de Crab and Winkle (caranguejo e caramujo).

porto de Whitstable

O porto

Para entender a importância que a indústria da pesca tem para a cidade, é fundamental uma visita ao Porto de Whitstable. A rigor, a cidade não precisaria de um porto. É que a praia permite o ancoramento de barcos. O porto foi construído por conta de uma demanda externa. No passado, a ligação entre Canterbury e o mar era feito através do rio Stour, que fazia a ligação com Sandwich, outra cidade do estado de Kent. Com o tempo, essa via foi fechada, por conta do deslocamento de pedras provocado pelas águas. Daí surgiu a necessidade de um porto e foi natural que ele fosse construído na cidade que fornecia ostras e caranguejos para a capital.

ostra de whitstable

O restaurante

Claro que em nosso passeio a gente não poderia deixar de provar dos produtos que fazem a fama da cidade. Para isso, fomos a um restaurante cuja tradição vem de longe. Já o Royal Native Oyster Stores é herdeiro dessa longa tradição. Foi lá a fomos provar a ostra e o caranguejo de Whitstable. À beira da praia, ele é sempre concorrido. Por isso, é bom fazer uma reserva para garantir o seu lugar.

mar de whitstable

O pub e o mar

Agora, vamos admitir que você não está nem aí pra ostra, caranguejo, lagosta ou qualquer membro da família dos crustáceos. Ou que você simplesmente não possa consumi-los por conta de alguma alergia, por exemplo. Não é por isso que você deve deixar de ir a Whitstable. Em especial para os brasileiros que moram em Londres, é uma excelente opção de marcar um encontro com o mar. E o mar de Whitstable é lindo até no inverno. E na beira do mar tem um pub muito especial, onde a gente encerrou o nosso passeio por lá. Confira no vídeo se a gente está exagerando.

© 2009 - 2016 - Canallondres.tv - Todos os direitos reservados /