womad
festival de música
na inglaterra

Womad é um dos grandes festivais de música da Inglaterra.

Morando em Londres há mais de uma década, fui adiando essa estreia a cada verão que chegava. Não era a música e nem a distância que me faziam deixar Womad de lado, mas a ideia de acampar.

Em 2017, ano da minha estreia, ficar hospedado nas nas redondezas e voltar na manhã seguinte, ideias da Susan, grande frequentadora de festivais, como quem sou casado, me fizeram mudar de ideia. Nunca pensei que pudesse ser tão divertido.

womad

À primeira vista, parecia que seria difícil: muita lama e eu não havia levado equipamento mais apropriado para a ocasião. A coisa começou a mudar de figura quando encontrei o casal de amigos ingleses Andy e Nikki Lester. Juntos com a Susan Ferreira, encontramos mais alguns amigos, ingleses e brasileiros, pelo caminho. Aqui e ali a gente parava para uma cerveja e para ouvir alguma banda em um dos inúmeros palcos espalhados pela área.

womad 2017

Nikki Lester & Silvino Ferreira Jr

Descubra mais:

O maior festival de música do Reino Unido: Glastonbury

Womad – Mais que um festival de música

Em uma dessa paradas, os meus amigos já me deram a primeira aula: aprendi que WOMAD significa World Music and Dance Festival, que foi criado pelo músico Peter Gabriel, da famosa banda Genesis e que, no início, acontecia junto com o Glastonbury, o maior entre os festivais de música que acontecem em terras britânicas.

festival de música no reino unido

Ao passear pelas diversas áreas onde o Womad acontece, fui descobrindo mais. Vi que muita coisa que não está diretamente ligada à música tem espaçø no festival. Literatura, por exemplo. Vi também que não havia limite de idade para participar: vi gente jovem, crianças, bebês, adultos, gente grisalha, gente muito grisalha. E para cada público, havia música e atividade disponível.

womad

Mas como o principal objetivo de um festival dessa natureza é trazer boa música, isso não faltou em Womad 2017. A proximidade entre os palcos tornava mais difícil a escolha, mas também facilitava para quem queria ver um pouco de cada coisa. Bastava ter disposição para andar pela lama. Do ponto de vista do público, o que todo mundo quer é diversão e, como você vai ver no vídeo acima, eu não deixei a oportunidade passar.

womad

A principal consequência dessa primeira ida ao Womad você já pode imaginar: vai ser muito difícil deixar de ir na próxima edição. Dependendo do argumento, até a opção de acampar está sobre a mesa. Indo, outra coisa é certa: vou estar bem mais preparado para tirar ainda mais proveito dessa grande festa da música  da cultura é o World Music and Dance Festival. Ao ver o vídeo acima, você vai me dar razão, tenho certeza.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv