york – inglaterra

Falar em cidades históricas na Inglaterra é, em princípio redundante.

Afinal, que lugar no país não é histórico? No entanto, no caso de York, a capital do estado de Yorkshire, o fato de ter sido fundada pelos romanos a faz especialmente histórica. O centro de York é um testemunho da expansão do império romano. Mais que isso, uma marca da influência que eles exerceram no mundo. São estas marcas que você vai ver no vídeo que o Canal Londres produziu por lá.

estátua de constantino

Descubra mais:

Uma viagem a Bath, a cidade mais romana da Inglaterra

Como guia neste passeio muito especial, você terá o brasileiro Carlo Filipe Estolano. Ele é estudante de doutorado em música na York University. A universidade é uma instituição cuja importância para a comunidade “yorkie” não pode ser subestimada. É bom lembrar: temos um vídeo de um passeio pelo campus da Universidade de York também apresentado por Filipe.

coluna romana em york

York e a coroação de Constantino

As marcas dos romanos podem ser encontradas em outras localidades do país, como Londres ou Bath, por exemplo. A diferença em relação a York, no entanto, é notável. Há algo que faz de York muito especial. Bem ao lado da York Minster, a Catedral de York, há uma estátua do Imperador Constantino que dá a dimensão histórica do lugar. Foi perto de onde a estátua está localizada que Constantino foi coroado imperador, no ano de 306 DC. 

coroação de constantino

É um fato histórico de valor inestimável. Constantino foi o responsável pela conversão dos romanos ao cristianismo. Foi ele que  transferiu a capital do império de Roma para Bizâncio e a rebatizou como Constantinopla, em 324 DC. Mais tarde, Constantinopla viria a ser a capital do império turco-otomano. Com a conquista, passou a chamar-se Istambul.

ruínas romanas york

O maior muro romano em território inglês

Ao longo da história, York sempre foi protegida por muralhas. Hoje, o Muro de York é uma das mais importantes marcas que os romanos deixaram aqui. Mais que isso, a preservação do muro faz com que ele seja o mais longo muro romano intacto em todo o país. Como Carlo mostra em nosso vídeo, o muro é a principal atração turística local.

Uma caminhada ao longo do mesmo vai levar você ao ponto mais alto da cidade, de onde se tem uma bela vista da cidade. De lá também é possível apreciar outra atração muito visitada pelos turistas: o Museu Nacional do Trem, (National Railway Museum). Foi lá que nos despedimos de Carlo, mas não é aqui que a gente se despede de você.

catedral de york

York – segundo destino turístico do país

Uma das coisas mais excitantes numa viagem são as descobertas. Logo no início do nosso passeio, Carlo Filipe faz uma revelação que, provavelmente, vai surpreender você: Depois de Londres, York é o destino predileto dos turistas que visitam o país. Isso tem, claro, certos inconvenientes, como torná-la mais cara.

Por outro lado, isso significa que é um lugar que você não vai se arrepender de visitar. Se você curte andar de bike, este é um meio de transporte muito popular entre os “yorkies”. E, o que para muita gente pode ser uma surpresa, ela também é um destino para quem curte fazer compras. Curte parques? Os jardins do Yorkshire Museum também é um convite a um belo passeio, um piquenique ou uma visita às ruínas romanas que existem por lá.

muro romano york

Este vídeo de York faz parte da série que produzimos durante uma viagem pelo interior do país. No caminho, além de York, passamos por outros lugares históricos do país. São lugares que também merecem uma viagem.

Mas você não precisa sair de casa para ver o vídeo de Stratford-upon Avon, onde nasceu Shakespeare; o vídeo de Birmingham, em um passeio com uma brasileira que vive lá. Eles estão todos disponíveis no Canal Londres. Uma boa viagem para você.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv