zé fucim, livro e personagem
bibiano alex rocha

Bibiano Alex Rocha, o autor do livro que tem o cachorro Zé Fucim como personagem, é natural da cidade de Manhuaçu, cidade que já foi um país, como ele sempre ressalta. Bibiano é o convidado especial em mais um dos vídeos do Canal Londres.

Ex-policial, com ativa participação no Movimento Cívico dos Policiais Militares Mineiros, 1997, Bibiano tem viajado o mundo fazendo palestras e divulgando suas ideias através do personagem Zé Fucim, que dá título ao seu livro, lançado no Brasil pela Editora Scortecci, com ilustrações de Camila Sena Hott.

o livro ze fucim

A criação de Zé Fucim é inspirada num dos personagens mais populares do país, o nosso Vira-Latas, que é, ao mesmo tempo, uma metáfora do brasileiro, um povo cuja principal característica é a miscigenação. Mas o próprio nome do personagem carrega um outro significado já que FUCIM é também a sigla de Forças Unidas Contra as Injustiças no Mundo.

Bibiano Alex Rocha em Londres

Bibiano Alex Rocha

É um movimento que, comandado pelo personagem, ocupa as ruas do Brasil e, em seguida, ultrapassa as fronteiras do território brasileiro para ganhar o mundo. É tanta a repercussão das iniciativas do nosso personagem que chega à Casa Branca, onde mora Bo, o cachorro dos Obamas, que, num gesto de solidariedade com os cachorros brasileiros, faz uma greve de fome.

capa do livro ze fucim

O que faz de Ze Fucim um cachorro tão diferente em relação aos seus semelhantes? A resposta é simples: Zé Fucim é um cachorro autodidata que conseguiu se alfabetizar. É através da viagem proporcionada pelo conhecimento que ele decide lutar pelos direitos dos vira-latas. Para fazer com que isso aconteça, ele se dá conta de que precisa unir forças e, em sua saga, consegue alfabetizar outros cachorros, que formam a sua turma. Num efeito dominó, o movimento se espalha pelo Brasil até chegar às portas do Congresso Nacional, em Brasília.

O que acontece a partir daí você fica sabendo no vídeo ao lado ou, claro, lendo o livro do Bibiano, já que a gente não vai entregar aqui o fim da história. Bibiano tem viajado e contagiado audiências com as palestras que tem dado. Escolas e instituições educacionais já estão adotando Zé Fucim como um instrumento para despertar o sentimento de cidadania e respeito ao meio-ambiente.

bandeira brasileira

Como afirma Bibiano, este primeiro livro é a certidão de nascimento de Ze Fucim, dando pista de que é apenas o começo de uma aventura, e não o seu fim. É uma bela iniciativa que o Canal Londres tem prazer em registrar para a nossa galeria de vídeos sobre brasileiros em Londres.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv